O Álcool na Adolescência
Por: kaueene • 13/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.425 Palavras (10 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA
FARMÁCIA
ANDRÉ NOBRE MARTINS JUNIOR
JOSÉ ANDERSON LOEWENSTEIN
KAUANY OLIVEIRA DO AMARAL
MARCUS VINÍCIUS COSTA DA SILVEIRA
USO ABUSIVO DE ÁLCOOL
Medidas preventivas e profiláticas[a]
Professora/Orientadora: Maria Isabel Fischer
André Nobre Martins Junior
José Anderson Loewenstein
Kauany Oliveira do Amaral
Marcus V. Costa da Silveira
USO ABUSIVO DE ÁLCOOL
MEDIDAS PREVENTIVAS[b]
Trabalho sobre o uso abusivo de álcool por adolescentes para a disciplina de epidemiologia do curso da Farmácia do Centro Universitário Metodista - IPA.
Professora/Orientadora: Maria Isabel
SUMÁRIO[c]
Problemas de Pesquisa
Hipóteses
Justificativas
1 - Introdução
1.1 - Mapa Conceitual
2 - Objetivos
3 - Metodologia
3.1 - Questionário A.A
3.2 - Questionário de Pacientes
4 - O Álcool
5 - Abuso de Álcool na Adolescência
6 - Pesquisa
6.1 - Figura 1
6.2 - Figura 2
6.3 - Figura 3
7 - Referências
PROBLEMAS DE PESQUISA[d]
O álcool é, por si só, uma doença[e] que vem assolando a vida de muitas pessoas ao longo da história. É também considerada a droga mais consumida no mundo. Entretanto, combinada com o oxidante da uva[f], também é um grande preventivo contra cardiopatias, diminui o colesterol, e ajuda a prevenir a pressão alta.
É também a substância mais consumida entre os jovens; tendo em vista que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura.
Muitos deles tem seu primeiro contato com álcool em festas, a fim de se enturmar, perder o inibido ou só por que outras pessoas estão tomando.
O foco da pesquisa está, tanto nos jovens de 15 á 18 anos; pois é onde os mesmos costumam participar de festas do colégio ou em casa de amigos; quanto nos adultos; que devido a pandemia, possam se sentir à vontade para beber em casa na frente de seus filhos, já que muitos dos adultos não podem se reunir em bares ou boates, dificultando o acesso a bebidas alcoólicas.
HIPÓTESES[g]
Algumas das hipóteses as quais levantamos como grupo, seria a inserção de informações não só para os jovens, mas ensinar, de uma forma informativa, pais a não incentivar seus filhos a beberem desde cedo ou na frente deles e alertar para os risco, tanto dos jovens quanto dos adultos, dos problemas que a dependência e uso excessivo de álcool podem causar.
Muitos adultos, devido ao isolamento, que estavam em um processo de abstinência podem começar a ter recaídas.
Devemos, também, desmistificar que o uso da bebida alcoólica serve para ¨combater o vírus do COVID-19¨, ou ainda, que o álcool (cervejas, vinhos, destilados e licores de ervas) estimula a imunidade e a resistência ao vírus, mitos que vem se tornando populares entre conversas de whatsapp entre famílias e amigos.
JUSTIFICATIVAS
Nosso grupo decidiu abordar esse tema, pela questão de o Álcool ser a substância mais utilizada durante a pandemia, por pessoas ociosas em casa, devido o isolamento social necessário por conta do coronavírus; e principalmente por adolescentes serem a grande maioria no contato com a substância em festas. É possível que muitos comecem a ter problemas com o abuso do álcool durante a pandemia.
Baseando-se em informações dos Alcoólicos Anônimos[h], de um médico especializado e da Cartilha Informativa ¨O Álcool e a Covid-19¨, disponibilizada pela Organização Mundial da Saúde e Organização Pan Americana de Saúde[i]. Vamos ensinar e incentivar, como, de uma maneira correta e guiada por um médico, ou especialista dos AA, devemos nos manter longe do consumo de álcool em excesso, ou , se forem consumir, que seja em poucas quantidades, de maneira controlada, segura e saudável. Daremos apoio aqueles que estão na luta[j] contra o vício e forneceremos informações de qualidade para que outros não abusem do álcool.
1 - INTRODUÇÃO
O álcool é uma bebida popular no cardápio do restaurante, disponível em eventos de
esportes e shows, e ainda está regularmente presente no ambiente doméstico. Por ser tão
facilmente disponível, é também uma das substâncias mais utilizadas pelos adolescentes. A
adolescência e os anos de estudante são os anos mais comuns e perigosos da
dependência do álcool na adolescência. Os adolescentes podem ser expostos ao álcool
pela primeira vez na escola, mesmo que seja ilegal para crianças menores de 21 anos.
Os termos "uso", "abuso" e "dependência de álcool" têm sido definidos de forma
diferente em várias áreas do conhecimento científico. A Classificação Internacional de
...