Os Conceitos Básicos e Aplicações Alínicas
Por: Daniel Assumpção • 16/9/2022 • Seminário • 666 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
Bioquímica clínica.
Daniel Vaz Assumpção – 1815552114.
Colesterol, lipoproteínas e COVID-19: Conceitos básicos e aplicações clínicas[1]
O recente surto de COVID-19 causado pelo SARS-CoV-2 representa uma ameaça para a população humana com uma necessidade urgente de desenvolvimento rápido de agentes terapêuticos antivirais eficazes.
Compreender o mecanismo molecular exato da patogênese viral é um passo fundamental para a prevenção da infecção.
O colesterol está sendo reconhecido como uma molécula relacionada a regulação da entrada do vírus SARS-CoV-2 na célula hospedeira. No entanto, os dados sobre o possível papel das lipoproteínas transportadoras de colesterol e seus receptores em relação à infecção são escassos ainda e a conexão de patologias associadas a lipídios com a doença de COVID-19 está nesse momento em início de pesquisa.
O artigo oferece uma visão geral dos lipídios e do metabolismo lipídico em relação ao COVID-19, destacando as diferentes formas de colesterol. Aponta que as balsas lipídicas enriquecidas com colesterol representam maneira para os vírus entrarem na célula hospedeira por endocitose.
Explica que geralmente, colesterol de membrana mais alto coincide com maior eficiência de entrada do COVID-19. Inversamente, os pacientes com COVID-19 apresentam, lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteínas de baixa densidade. A eficiência modulada da entrada viral pode ser explicada pela disponibilidade do receptor SR-B1. O HDL parece ter uma variedade de papéis, desde ser um limpador de vírus, um modulador imunológico e mediador da entrada viral.
O colesterol está envolvido em muitos processos celulares, um dos quais é a regulação da entrada do vírus na célula hospedeira. Pacientes com patologias associadas a lipídios podem revelar-se mais ou menos propensos à infecção por SARS-CoV-2 em comparação com indivíduos saudáveis.
Devido aos papéis inversos do colesterol da membrana e do colesterol da lipoproteína em pacientes infectados com COVID-19, o tratamento desses pacientes com estatinas para baixar o colesterol precisa de mais atenção.
Em conclusão, colesterol e lipoproteínas são marcadores potenciais para monitorar o status da infecção viral, enquanto as vias metabólicas lipídicas e a composição das membranas podem ser direcionadas para inibir seletivamente o ciclo de vida do vírus como base para a terapia antiviral. um modulador imunológico e mediador de entrada viral.
Na maioria dos estudos, os pacientes com COVID-19 apresentam níveis mais baixos de colesterol total, HDL e LDL, que se correlacionam com a gravidade da doença e podem ser um potencial biomarcador sanguíneo de prognóstico.
As vias metabólicas lipídicas e a composição das membranas podem ser direcionadas para inibir seletivamente o ciclo de vida do vírus como base para a terapia antiviral. Além disso, dados emergentes indicam um papel importante das lipoproteínas na infecção por SARS-CoV-2. Em particular, o HDL pode facilitar uma possível rota de entrada do SARS-CoV-2 na célula hospedeira através do receptor SR-B1. As estatinas interagem com a infecção por SARS-CoV-2 e a progressão da COVID-19 em muitos níveis diferentes.
...