Os padres latinos descartaram o significado original de prosopon, preferindo o conceito grego de hipóstasis, isto é, “suporte, fundamento”, para aplicá-lo nos dogmas trinitário
Por: caioesteves10 • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 1.161 Visualizações
Os padres latinos descartaram o significado original de prosopon, preferindo o conceito grego de hipóstasis, isto é, “suporte, fundamento”, para aplicá-lo nos dogmas trinitário O fato do homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus levou os Padres à aprofundarem do conceito de pessoa humana. Os padres latinos descartaram o significado original de prosopon, preferindo o conceito grego de hipóstasis, isto é, “suporte, fundamento”, para aplicá-lo nos dogmas trinitário (três hipóstasis em uma única substância divina) e cristológico (em Cristo há uma única hipóstasis – a divina – e duas naturezas, uma humana e uma divina).
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 2
Incompleto
Vale 2,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O termo suppositum (sujeito subsistente, isto é, realidade individual com todas as suas perfeições) usado para indicar pessoa. Reconhecendo que este vocábulo é de grande importância, já que expressa o esse de modo total, incluindo o actus essendi, que é um ato de ser próprio, que atualiza todo o conjunto. E que também reconhece que se trata precisamente de um todo, e não de uma simples agregação, porque as componentes do sujeito que subsiste se portam como potência a respeito do único ato de ser, que constitui assim o fundamento da unidade do conjunto, foi usado no período da história da:
Escolha uma:
A. Filosofia Antiga, por Aristóteles.
B. Patrísitica, por Sto. Agostinho.
C. Escolástica, por Sto. Tomás de Aquino.
D. Filosofia Moderna, por Descartes.
Questão 3
Incompleto
Vale 2,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Qual foi o período em que a idéia de pessoa foi concebida como uma autoconsciência de si. O pensar a si mesmo, o ego. E este pronome, com que o homem designa a si mesmo, tornou-se objeto de investigação filosófica desde o momento em que a referência do homem passou a ser o próprio homem, como reflexão sobre si ou consciência, e foi assumido como definição do homem?
Escolha uma:
A. Filosofia Antiga, por Aristóteles.
B. Filosofia Moderna, por Descartes.
C. Filosofia Contemporânea, por Hegel.
D. Patrísitica, por Sto. Agostinho.
Questão 4
Incompleto
Vale 2,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Diante de muitas visões reducionistas do ser humano, que acabam por mutilá-lo em muitas de suas dimensões essenciais,
...