PREPARO DE SOLUÇÕES E DILUIÇÃO
Por: lilapolo • 27/9/2021 • Relatório de pesquisa • 903 Palavras (4 Páginas) • 916 Visualizações
1) INTRODUÇÃO
O conceito de solubilidade possui relevantes aplicações na área da química, tanto pela sua importância intrínseca quanto pela aplicabilidade de propriedades químicas envolvidas no seu procedimento. O processo de formação de uma solução se dá pela substância química resultada da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente), e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente. (ROCHA, C., et al, 2013)
O termo solução é usado para distinguir um sistema no qual uma ou mais substâncias estão misturadas homogeneamente ou dissolvidas em outra substância. Ela é formada quando uma substância se dispersa uniformemente em outra. As soluções intermoleculares agem entre as partículas de solutos e em moléculas de solvente. Vários são os tipos de forças intermoleculares que podem agir entre partículas de soluto e do solvente em uma solução. Forças íon-dipolo, por exemplo, predominam em soluções de substâncias iônicas em água como: o NaCl. (RUSSEL, 1994)
A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente diluição de soluções (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém, a massa do soluto permanece inalterada. Isso é feito, por exemplo, quando diluímos um produto de limpeza antes de usá-lo.
Pode-se preparar uma solução com uma determinada concentração de um a substância a partir do solvente e do soluto puros ou a partir de uma outra solução dessa mesma substância. No primeiro caso, é necessário medir diretamente os pesos ou os volumes do soluto e do solvente enquanto, no segundo caso, é preciso acrescentar um desses componentes até que se alcance a concentração desejada. Em geral, as soluções são preparadas por diluição, ou seja, pelo acréscimo de solvente a uma solução mais concentrada. Para utilizar qualquer um desses métodos é necessário realizar cálculos antes de proceder à manipulação. A preparação de uma solução em laboratório requer o uso de instrumentos de medida de precisão, como balanças, pipetas etc.
2) OBJETIVO
Esta atividade prática tem como objetivo preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas, calculando as concentrações necessárias de cada reagente para obter o resultado desejado.
3) PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e reagentes:
• Béquer 50 e 100 mL;
• Pipetas volumétricas 1, 2, 3, 4 e 10 mL;
• Balões volumétricos de 10, 25, 50, 100 e 200 mL;
• Vidro de relógio;
• Bastão de vidro;
• 3g de permanganato de potássio:
- pH: dados não disponíveis;
- Ponto de ebulição: dados não disponíveis;
- Ponto de fusão: dados não disponíveis;
- Solubilidade: dados não disponíveis;
- Toxicidade aguda: > 2,000 mg/kg.
3.2 Procedimentos experimentais:
1° Preparo da solução mãe de 0,4 mg/mL.
Preparo de solução diluída de 8 microgramas/mL.
O bastão volumétrico utilizado será de 100ml.
0,4mg/ml = m/100
m= 40mg de KMnO4 será pesado.
Será utilizado a pipeta volumétrica de 2 ml para transferir o volume da solução concentrada para o balão onde será executada a diluição.
Fator de diluição= 0,4mg/0,008 mg= 50 ml
100 ml/? = 50 ml
? = 2 ml de solução mãe.
2° Preparo da solução mãe de 0,5 mg/mL.
Preparo de solução diluída de 15 microgramas/mL.
O bastão volumétrico utilizado será de 100ml.
0,5mg/ml = m/100
m= 50mg de KMnO4 será pesado.
Será utilizado a pipeta volumétrica de 3 ml para transferir o volume
...