Portfólio Parasitologia Clínica
Por: Shayane Rufino • 18/10/2023 • Seminário • 589 Palavras (3 Páginas) • 70 Visualizações
[pic 1]FACULDADES AGGEU MAGALHÃES- FAMA
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA CLÍNICA
PROFESSOR: RAUL SOUZA
ANA FLÁVIA
JAMYLE FELIX
JEANE LIMA
RENATA HILÁRIO
SHAYANE RUFINO
BRUNA DIAS
PORTFÓLIO
[pic 2]
SERRA TALHADA – PE
2022
ANA FLÁVIA
JAMYLE FELIX
JEANE LIMA
RENATA HILÁRIO
SHAYANE RUFINO
BRUNA DIAS
Portifólio apresentado como requisito para obtenção de nota parcial para a Disciplina de Parasitologia Clínica, ofertada pelo professor Raul Andreza Souza na Faculdades Aggeu Magalhães – FAMA.
[pic 3]
SERRA TALHADA – PE
2022
MALÁRIA
No semestre 2022.2 foi ofertada pelo professor Raul da disciplina de Parasitologia uma apresentação escolar sobre algum parasita deixando por livre escolha dos alunos, podendo ou não ser em grupo. Com grupo formado, nos optamos pelo o tema Malária onde demos inicio a construção da nossa dinâmica, pois o trabalho seria apresentado para alunos de ensino fundamental da escola Methodio de Godoy na cidade de Serra Talhada - PE. Com isso, escolhemos a amarelinha, onde a montagem foi realizada na faculdade e com membros do próprio grupo.
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Sobre o assunto abordado, foi sugerido que fosse o mais breve e mais fácil possível para que todos compreendessem sobre o assunto. Com isso foi divido na seguinte maneira, a definição de malária, sintomas, diagnostico, tratamento, profilaxia individual e profilaxia coletiva. Ao começar os ouvintes receberam um panfleto que continham informações básicas e claras sobre a malária. Segue abaixo a imagem.
[pic 8]
A malária é uma infecção causada por parasitas da gênese Plasmidium. Transmitida na natureza pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados. Entretanto, a doença pode ser adquirida por transfusão sanguínea, por uso compartilhado de agulhas contaminadas ou por via congênita no momento do parto. Seus sintomas são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. O diagnostico laboratorial para malária é realizado através dos exames de gota espessa (padrão ouro, e teste rápido. É importante saber que quanto antes fizer o teste rápido, melhor será a chance do tratamento. Assim, seu tratamento tem como objetivo imediato abolir o ciclo de reprodução sanguínea do parasita, visando que o tratamento para crianças e gestantes são mais minuciosos pois necessitam de internação para observação por conta da febre alta. Foi destacado também que, o individuo precisa se alimentar bem, não consumir bebida alcoólica e o mais importante não interromper o tratamento, já que o ciclo do parasita pode voltar acontecer na corrente sanguínea. E por fim, sua profilaxia é dividia em duas maneiras, a individual e a coletiva, onde várias abordagens são propostas ao indivíduo que manterá contato com a região de transmissão, a proteção individual se dar pelo o uso de repelentes, uso de mosquiteiro, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e evitando ficar em beira de rio ao final do dia. Por outro lado, a profilaxia de contato tem medidas como a borrifação intradomiciliar, uso de mosquiteiro, drenagem de água parada, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens das margens de criadouros, melhoramento de moradias e das condições de trabalho etc.
...