Preparo e Diluição de Solução
Por: maddugomes_ • 28/3/2022 • Relatório de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 86 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA
Professor: João Victor Marques Zoccal
Determinação de Ferro por Análise Gravimétrica
Componentes: João da Silva – RA
João da Silva – RA
João da Silva – RA
João da Silva - RA
João da Silva – RA
Votuporanga - SP
Março/2020
DETERMINAÇÃO DE FERRO POR ANÁLISE GRAVIMÉTRICA
1 – Introdução
Na aula do dia 21 de março de 2022 foi realizado a preparação de solução aquosa e sua diluição.
Na aula foi apresentado, que solvente é o componente da solução que se apresenta em maior quantidade e que dissolve o soluto, que é o componente que se apresenta em menor quantidade e que se dissolve no solvente. Quando adicionado solvente a uma solução (uma mistura homogênea formada por duas ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares) ocorre a diluição, com isso, aumenta o volume da solução e diminui a sua concentração, apesar disso, a massa do soluto permanece inalterada. Grande parte das reações ocorre em solução aquosa (solução na qual o solvente é água) e não aquosa (substância que se dissolve em água mas não produz qualquer íon).
Em relação a soluto e solvente temos: soluções insaturadas: que apresentam uma quantidade inferior de soluto em relação ao máximo que poderia se dissolver. Soluções saturadas: aquelas que contém a quantidade máxima de soluto em dada quantidade de solvente, em determinada temperatura e pressão. Soluções supersaturadas: aquelas que contém maior quantidade de soluto do que a solução saturada corresponde.
Soluções concentradas: contém muito soluto em relação ao solvente. Soluções Diluídas: contém pouco soluto em relação ao solvente.
Existem soluções no estado sólido líquido e gasoso.
Na solução sólida o solvente sempre será sólido, na solução líquida o solvente sempre será líquido e na gasosa será sempre gasoso.
Composição quantitativa ou concentração:
A composição quantitativa ou concentração pode ser expressa em molaridade, onde M é a concentração molar, mm a massa molar, n quantidade de soluto em mols e V o volume da solução em litros. Ou apresentada como Concentração, onde M é a concentração do soluto, m é a massa em gramas e V o volume em litros.
2 – Objetivos
(Inserir o texto)
3- Metodologia
3.1 – Materiais e reagentes
- Balança,
- 1 Béquer de 100ml
- Bastão de vidro
- Vidro de relógio
- Espátula
- 1 Balão volumétrico de 50ml
- 1 Balão volumétrico de 100ml
- Proveta de 10ml
- Bateria contendo 2 tubos de ensaio
- Pipeta graduada de 5ml
- Pipeta volumétrica de 10ml
3.2 – Procedimento experimental
Preparação de 100ml de solução de KMnO4 a 0,1 mol L -1:
Inicialmente foi calculada a massa de KMnO4 necessária para a preparação da soluçao, logo em seguida foi pesado o KMnO4 no vídro de relógio. Colocou-se em um béquer de 100ml, contendo certo de 20ml de água destilada e foi dissolvido com o auxílio de um bastão de vidro, em seguida a solução foi transferida para um balão volumétrico de 100ml, foi completado o volume do balão com água destilada até o traço de aferição, o balão foi agitado para homogeneizar a solução.
...