Relatório De Prática Referente A Aula De Análise Sensorial
Por: VICTORSAMP • 28/5/2023 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
FARMÁCIA
ANÁLISES FISICO QUIMICAS
RELATORIO DE PRÁTICA REFERENTE A AULA DE ANÁLISE SENSORIAL
Victor Almeida Sampaio
Mossoró – RN
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 OBJETIVO ................................................................................................................3
3 MATERIAIS E MÉTODOS......................................................................................4
4 RESULTADOS ..........................................................................................................5
5 REFERÊNCIAS .......................................................................................................5
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
Os testes afetivos são importantes ferramentas utilizadas na análise sensorial para a avaliação do ponto de vista dos usuários acerca de determinados produtos e suas singularidades, de forma direta, dessa forma, são também chamados de testes do consumidor (FERREIRA et al., 2000). Estes podem ser classificados em duas categorias: de preferência ou de aceitação. Os testes afetivos de aceitação podem ser realizados por escala ideal, onde o provador expressa o quão ideal o produto está em relação à intensidade de um atributo específico preconizado, e por escala hedônica, através da expressão do grau de gostar ou de desgostar de um determinado produto, seja em relação a uma característica específica ou deforma globalizada. As escalas hedônicas nominais variam entre “gostei muitíssimo” e “desgostei muitíssimo” contendo um ponto intermediário, “nem gostei; nem desgostei”, as mais utilizadas são as de 7 e 9 pontos (IAL, 2008).
Além disso, é importante destacar o uso das escalas de atitude ou de intenção, empregadas na determinação do desejo do consumidor em adquirir o produto testado. As escalas mais aplicadas são as verbais de 5 a 7 pontos, e os termos da ficha de análise se enquadram nas entrelinhas entre “provavelmente compraria” e “provavelmente não compraria” com ponto intermediário em “talvez compraria, talvez não compraria”. A escala deve conter um número balanceado de categorias entre o ponto mediano e os extremos (IAL,2008).
O biscoito Cream Cracker é um produto de elevada notoriedade no quesito consumo e aceitação pela população, sendo descrito por sabor salgado e textura variável de acordo com a marca. Sua composição é predominantemente integrada por carboidratos, lipídeos e elevado teor de NaCl, (ORLOSKI et al, 2016). Dito isso, o biscoito Cream Cracker foi escolhido para a realização da análise sensorial, através do teste afetivo de aceitação por escala hedônica e de escala de intenção de compra, foram usadas três marcas sortidas do biscoito, visando à compreensão do conteúdo estudado.
...