Relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Farmácia Comunitária
Por: batistaneylane • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.263 Palavras (10 Páginas) • 2.223 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Pitágoras - BH
Curso de Farmácia
Relatório das atividades desenvolvidas durante o
Estágio Supervisionado em Farmácia Comunitária
Rayane Rodrigues de Jesus
BH / MG - Brasil
Junho/2015
Faculdade Pitágoras - BH
Curso de Farmácia
NOME: Rayane Rodrigues de Jesus
ÁREA DO ESTÁGIO: Farmácia Comunitária
LOCAL: Farmácia de Minas em São José da Lapa/MG
PERÍODO: 04/05/2015 à 03/06/2015
CARGA HORÁRIA: 138 horas (total de horas)
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Thaiane Cristina Ferreira
REGISTRO NO CONSELHO SOB Nº. 30112
BH / MG - Brasil
Junho /2015
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO DA FARMÁCIA
3. AQUISIÇÃO
4. ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
5.1. Dispensação de Medicamentos
5.2. Medicamentos não Sujeitos a Controle
5.3. Dispensação de Antibióticos
5.4. Dispensação de Controlados pela Portaria 344/98
5.5. Dispensação de Medicamentos de Ordem Judicial
6. MEDICAMENTOS A VENCER
7. DIFICULDADES ENCONTRADAS
8. SUGESTOES
9. CONCLUSÃO
REFERÊNCIA
ANEXOS
INTRODUÇÃO
A constituição federal brasileira, em seu artigo de 196, estabeleceu que cabe ao Estado garantir, através de politicas, o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Mais tarde, a lei orgânica da saúde explicitou a importância do acesso aos medicamentos, ao estabelecer que cabe ao Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
A Politica Nacional de Medicamentos (PNM) foi elaborada para garantir o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, e para promover seu uso racional. A PNM determina as responsabilidades de cada esfera do governo no âmbito de assistência farmacêutica. O município é frequentemente obrigado a fornecer medicamentos do Programa de Medicamentos e Dispensação Excepcional, que são de responsabilidade da gestão estadual, e esta, por sua vez, é compelida a fornecer medicamentos da atenção básica.
A dispensação de medicamentos representa a principal atividade farmacêutica em farmácia comunitária. Entende-se por dispensação o “ato profissional de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento”. No Brasil, a dispensação representa um dos componentes da atenção farmacêutica, ao lado de atividades como o seguimento farmacoterapêutico e atendimento de transtornos menores.
DESCRIÇÃO DA FARMÁCIA
A Farmácia de Minas, uma farmácia comunitária situada na cidade de São José da Lapa, foi inaugurada no dia vinte e sete de abril de dois mil e quinze.
Ela foi criada com o objetivo de realizar a assistência farmacêutica e a dispensação de medicamentos gratuitos para a população lapense disponível na lista de medicamentos municipal, Relação Municipal de Medicamentos (REMUME)
Na farmácia tem dois guichês para atendimento, sendo um deles prioritário. Cada guichê com um computador. O programa utilizado para a dispensação de medicamentos é o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF)
Para os pacientes que ficam na espera, eles tem a opção de aguardar assentados para o atendimento, pois contem doze assentos; um banheiro público, capaz de atender pessoas portadoras de deficiência e uma televisão.
O almoxarifado é restrito aos funcionários. Lugar onde armazena e estocado os medicamentos. Há também uma cozinha, um banheiro e uma área de serviços gerais para servir somente os funcionários.
Contêm uma sala exclusiva para o farmacêutico, para que possa realizar a assistência/atenção farmacêutica e demais atividades necessárias.
...