Relatório de Química Analítica
Por: Marcela Mirelly • 16/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 310 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Introdução
As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos. Em uma titulação, o analito reage com um reagente padronizado (o titulante) em uma reação de estequiometria conhecida. Geralmente, a quantidade de titulante é variada até que a equivalência química seja alcançada, como indicado pela mudança de cor de um indicador químico ou pela mudança na resposta de um instrumento. A quantidade do reagente padronizado necessária para atingir a equivalência química pode ser relacionada com quantidade de analito presente. Portanto, a titulação é um tipo de comparação química (SKOOG, 2005).
Segundo JUNIOR (2009). Uma titulação é um processo em que se determina a quantidade de uma substancia em solução, medindo-se a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda a substancia. Normalmente, isto é feito adicionando-se, controladamente, um reagente de concentração conhecida à solução da substancia, ou vice-versa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado e da sua concentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido; em seguida, através da estequiometria da reação (equação balanceada), determina-se a quantidade de matéria da substancia e, se conhecido o volume de solução que a continha, a concentração da solução.
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
O ponto que ocorre a reação é chamado por ponto de equivalência, ponto estequiométrico ou ponto final teórico. Em resumo, a titulação encerra quando é verificada alguma alteração física ocasionada pela própria solução ou a adição de um reagente auxiliar, chamado de indicadores de neutralização ou indicadores de acida-base modificam a cor de acordo com a concentração de íons hidrogênio na solução. O ponto que ocorre o procedimento é o ponto final de uma titulação ou ponto de viragem. ( ROSA, G. GAUTO, M. GONÇALVES, F. 2013)
Procedimentos experimentais
- Matérias
- 1 pipeta volumétrica de 10 ml
- 1 pipetavolumetrica de 5 ml
- 1 bequer de 50 ml
- 1 Suporte universal
- 1 erlenmeyer de 250ml
- 1 Bureta de 250ml
2.2 Substâncias utilizadas
- Acido clorídrico (HCL)
- Hidroxido de sódio (NAOH)
- Fenolftlaleina(c20h14o4)
3. Procedimento
Foram separadas as substâncias e materiais para prática e adcionou-se a um bécker de 50ml, um valor de 25ml de NAOH para ser adcionado a bureta de 25 ml até atingir o seu menisco que serve como base 0 para valores. já devidamente presa ao suporte universal e fechada em sua torneira de passagem. Logo após ultizou-se a pipeta volumétrica de 10ml para retirar esse mesmo valor de HCL em uma solução padrão a 0,1M e transferiu-se para um Erlenmeyer, onde adicionou-se 3(três) gotas do indicador de solução Fenolftaleína. Tendo feito a montagem do processo, colocou-se o Erlenmeyer próximo a ponta da bureta onde titulou-se o NAOH com a ajuda da torneira de passagem facilitando o gotejamento da
solução. Observou-se fazendo sempre movimentos circulares até que notado uma coloração levemente rosa permanente, que indicará que houve um ponto de viragem ou seja ouve a reação desejada para aquela solução.
4.Resultado de discussão
Anotar o volume de NAOH gasto e calcular a molaridade da solução através da equação fundamental da analise volumétrica (c1.v1=c2.v2).Dados: 25 ML de NAOH,10ML de HCL 0.1M,reagente,3(três) gotas de fenoftaleina.
Analise volumétrica: o cálculo da quantidade de substância ou obtenção da concentração do analito pelo volume gasto de titulante.
Após obtermos o ponto de viragem ou ponto final, anotamos o volume gasto do NAOH.
Foi gasto na amostra 10,3 ML de NAOH
C1=concentração de base (OH): NAOH
V1=volume da base (OH): NAOH
C2=concentração do acido (H);HCL
V2=volume do acido(H): HCL
*Foi fornecido o valor da concentração de HCL a 0,1M.
HCL+NAOH- NACL+H2O
C1V1=C2V2
- Experimento 1:
0,1 x 10 ML = C2 × 2,7
10 = X. 2,7
X=2,7/10
C2= 0,27 MOL
Ao término da titulação observou-se que passou 1 gota a mais do ponto de viragem obtendo uma coloração rosada mais intensa.
[pic 10][pic 11][pic 12]
[pic 13][pic 14][pic 15]
- Experimento 2:
0,1 x 10 ML = C2 × 2,4
10 = X. 2,4
X=2,4/10
C2= 0,24 MOL
No Segundo experimento não houve passagem de gotas, ocorrendo o ponto de viragem finalizou-se a reação relatando o valor de 2,4ml para uma solução levemente rosada.
...