Relatório de Química Analítica Qualitativa
Por: Ivina Nascimento • 4/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.679 Palavras (7 Páginas) • 1.300 Visualizações
i [pic 1] | RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD | AULA 01 |
DATA: 18/05/2020 |
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: QUÍMICA Analítica Qualitativa – AULA 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
NOME: Ívina Maria da Silva Nascimento | MATRÍCULA: 01259603 |
CURSO: Farmácia EAD | POLO: Quintino Bocaiúva |
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Fernanda Carolina Gomes Barbosa |
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
|
TEMA DE AULA: ELETRÓLISE |
RELATÓRIO:
- Demonstrar importância do processo de eletrólise para a área de farmácia.
- O processo de eletrólise é importante para a área farmacêutica, por auxiliar na composição de fármacos, degradando determinados elementos através da corrente elétrica e isolando outros elementos necessários para a criação de novos fármacos.
- Comentar sobre a eletrólise ígnea e aquosa, apontando a diferença de ambas.
- A eletrólise está dividida em ígnea e aquosa. Na eletrólise ígnea a substância iônica está no estado líquido, ou seja, fundida, sem a presença de água. A palavra “ígnea” vem do latim ígneus, que significa “ardente, inflamado”.
Já na eletrólise aquosa, temos um composto iônico dissolvido em água por dissociação ou ionização, que libera seus íons nesta solução, possibilitando a passagem de corrente elétrica.
A diferença entre as eletrólises é que nos dois tipos existem íons, a diferença é que, no primeiro tipo, o composto iônico é fundido e não possui a presença de água no processo, e, já no segundo, o composto iônico está dissolvido em água.
- Esclarecer o que é um cátodo e um Ânodo em um processo eletrolítico.
- São eletrodos (positivo e negativo), o eletrodo positivo atrai os ânions (ions negativos) e, por isso, é chamado de ânodo. Os ânions descarregam seus elétrons no ânodo e sofrem oxidação.
Já o eletrodo negativo atrai os cátions (ions positivos) presentes na substância fundida. E por atrair os cátions chamamos de cátodo. Nele, os cátios recebem elétrons e se reduzem.
- O ânodo: Transfere elétrons, é polo positivo, atrai os ânions e atua na ocorrência da oxidação.
- O cátodo: Recebe elétrons, polo negativo, atrai cátions, ocorre a redução.
- Dizer em um processo eletrolítico aquoso quem são os cátions e Ânions de prioridade em detrimento dos íons H+ e OH-.
- Na solução aquosa a substância diluída se ioniza liberando íons para o meio aquoso. Os cátions de metais são submetidos a uma redução nos eletrodos negativos, enquanto os ânions são oxidados.
Com a eletrólise ocorrendo em meio aquoso, a água fornece o cátion H+ e o ânion OH-, e são eles que proporcionam a descarga seletiva de cátions e ânions, pois apenas um dos cátions e um dos ânions (presentes na solução aquosa) serão influenciados pela corrente elétrica fornecidas durante a execução da eletrólise.
- Em um processo de eletrólise do KI (Iodeto de potássio) quem seria o cátodo e quem seria o Ânodo? Quais os produtos reacionais formados nesse processo?
- O processo de eletrólise da solução do KI ocorre através de uma reação de oxirredução que é provocada pela corrente elétrica de forma não espontânea. O eletrodo onde acontece a oxidação recebe o nome de ânodo, enquanto o eletrodo em que ocorre o processo de redução é chamado de cátodo, os mesmos costumam ser inertes.
- Em um processo de eletrólise do acetato de chumbo, quem seria o cátodo e quem seria o Ânodo? Quais os produtos reacionais formados nesse processo?
- O ânodo transfere elétrons, atrai ânions, ocorre oxidação e é um polo positivo, Já o cátodo recebe elétrons, é um polo negativo, atrai cátions, ocorre a redução. Nesse caso o chumbo é o ânodo enquanto o dióxido de chumbo é o cátodo. Essa reação do cátodo e do ânodo produzem sulfato de chumbo.
- Explicar a diferença entre reações de via úmida e reações em via seca.
- As reações por via úmidas ocorrem entre as espécies em solução, em que a análise do resultado da reação química é feita em tubos de ensaio, concluímos sobre a composição qualitativa a partir da observação como a cor do precipitado, testando sua solubilidade em solventes apropriados, observando o gás eventualmente liberado, quanto a cor e odor ou, mesmo pela coloração do complexo que se forma colorindo a solução. São testes mais demorados, mas bastante conclusivos.
Já as reações por via seca são considerados como preliminares, pois não são de grande precisão, embora sejam simples e rápido, mesmo assim nos dão uma noção a respeito da composição da amostra. Nessas reações tanto as amostras como os reagentes se encontram no estado sólido e, geralmente, a reação se realiza a altas temperaturas.
...