Terapia Ayurveda E Qualidade De Vida
Por: Vitória Paz • 15/9/2023 • Trabalho acadêmico • 3.804 Palavras (16 Páginas) • 74 Visualizações
TERAPIA AYURVEDA E QUALIDADE DE VIDA
Antônio Jordan Junior de Olinda Pimentel1
Maria Vitória de Sousa Paz1
Mariane de Oliveira Paiva1
Récia de Jesus Diniz Ribeiro[1]
Adriana Simioni[2]
RESUMO
A Ayurveda surgiu na Índia e ficou conhecida como “Ciência da Vida”, por apresentar como finalidade a prevenção de doenças por meio de cuidados com o corpo e o espírito, através de uma alimentação adequada e práticas como o yoga que segundo essa ciência conecta o ser humano com o divino. O presente estudo que apresenta como temática: Terapia Ayurveda e Qualidade de Vida, objetiva mostrar a influência da terapia ayurveda na melhoria da qualidade de vida, uma vez que se tem a preocupação com o bem-estar alimentar e o funcionamento do corpo que estão diretamente ligados, visto que a falta de cuidado com o corpo resulta em doenças que poderiam ser evitadas com o uso de uma alimentação apropriada, exercícios físicos e sono regular que são específicos para cada pessoa. Nesse sentido, conhecer que temos ao nosso alcance um sistema de cura e de prevenção a partir da referida terapia pode contribuir para que se alcance uma boa qualidade de vida. Partindo dessa justificativa é relevante problematizar como o Ayurveda contribui para qualidade de vida de pessoas, considerando os pressupostos de alimentação, saúde e espiritualidade, especialmente. Uma vez que é necessário compreender essa ciência e para que seja possível difundi-la a um número cada vez maior de pessoas na busca de um sistema com consciência e compreensão da importância de uma boa qualidade de vida. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica em livros e publicações científicas que versam sobre a temática. Assim, espera-se que o referido estudo contribua para o enriquecimento do conhecimento acerca da temática uma vez que se propõe mostrar os benefícios da Terapia Ayurveda para melhorar a qualidade de vida, que é algo tão buscado atualmente.
Palavras-chave: Ayurveda. Qualidade. Terapia. Vida.
1 INTRODUÇÃO
A palavra Ayurveda significa literalmente “Conhecimento ou Ciência (veda) da longevidade (ayus), onde historicamente é quase impossível precisar as fontes iniciais do Ayurveda, pois remota que a mais de cinco mil anos de história. Assim passou-se a organizar em algumas práticas médicas as quais foram impulsionadas com textos de tradição acadêmica e familiar que começaram a ser produzidos principalmente na Índia (DEVEZA, 2013).
Após anos de estudo se chegou à conclusão que Ayurveda surgiu na Índia e ficou conhecida como “Ciência da Vida”, por apresentar como finalidade a prevenção de doenças por meio de cuidados com o corpo e o espírito, através de uma alimentação adequada e práticas como o yoga que segundo essa ciência conecta o ser humano com o divino (FRAWLEY, 2018).
O presente estudo que apresenta como temática: Terapia Ayurveda e Qualidade de Vida, objetiva mostrar a influência da terapia ayurveda na melhoria da qualidade de vida, uma vez que se tem a preocupação com o bem-estar alimentar e o funcionamento do corpo que estão diretamente ligados visto que a falta de cuidado com o corpo resulta em doenças que poderiam ser evitadas com o uso de uma alimentação apropriada, exercícios físicos e sono regular que são específicos para cada pessoa.
Nesse sentido, conhecer que temos ao nosso alcance um sistema de cura e de prevenção a partir da referida terapia pode contribuir para que se alcance uma boa qualidade de vida. Partindo dessa justificativa é relevante problematizar como o Ayurveda contribui para qualidade de vida de pessoas, considerando os pressupostos de alimentação, saúde e espiritualidade, especialmente. Uma vez que é necessário compreender essa ciência e para que seja possível difundi-la a um número cada vez maior de pessoas na busca de um sistema com consciência e compreensão da importância de uma boa qualidade de vida (SIQUEIRA, 2020).
Assim, espera-se que o referido estudo contribua para o enriquecimento do conhecimento acerca da temática uma vez que se propõe mostrar os benefícios da Terapia Ayurveda para melhorar a qualidade de vida, que é algo tão buscado atualmente.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 QUALIDADE DE VIDA
O termo “Qualidade de vida” é de difícil conceituação, e apesar das muitas discussões das últimas décadas, não há um consenso sobre o tema. Apresenta várias interpretações ou definições que direta ou indiretamente estão relacionadas à satisfação e ao bem-estar do indivíduo e tem despertado a preocupação do indivíduo desde o início de sua existência. (RODRIGUES, 2002).
A procura por melhores condições de vida e saúde vêm sendo bastante debatida pela comunidade em geral atualmente. Por esse motivo, tem-se observado que vem melhorando continuamente isso se dá devido também ao crescimento político, econômico, social e ambiental, bem como dos progressos na medicina e saúde pública. Porém, embora isso esteja ocorrendo, o que se observa, é que ainda não existe concretamente uma associação positiva entre esses fatores e a promoção da saúde e qualidade de vida (CERQUEIRA, 2001).
De acordo com Ferreira (2004), qualidade de vida é o modo de ser das pessoas ou coisas ou que as diferenciam das outras. Já para Gonçalves (2004), qualidade de vida é o modo como o ser humano vive, sente e compreende seu cotidiano, envolvendo moradia, educação, saúde, trabalho e transporte.
Portanto, é importante que se tenha preocupação com a saúde dos indivíduos. Isso engloba cuidados com o corpo, adoção de hábitos saudáveis, cuidados com a saúde espiritual, realização na vida pessoal e profissional, dispor de tempo para o lazer, manter relacionamentos saudáveis.
2.2 TEORIA AYURVEDA
Apresentar o contexto histórico do Ayurveda é importante para compreender essa
tradição médica que teve sua origem na Índia, que data sua origem a mais ou menos 5000 anos
atrás. A Índia que é um país de tradições milenar com práticas de cunho espiritualistas muito antigas, assim sendo, torna-se complicado precisar quando realmente surgiu o Ayurveda (SIQUEIRA, 2020).
O nome Veda designa um conjunto de textos sagrados, sobre os quais se fundamentam a sociedade e espiritualidade indianas. A influência deste cânone védico sobre a cultura indiana vai desde o segundo milênio antes de Cristo até a atualidade. Veda é um nome sânscrito que significa “Saber Revelado”. O sânscrito, por sua vez, é uma língua de origem indo-europeia
(escreve-se samskrta), cujo nome designa “bem feito”, “bem acabado”, em oposição ás línguas populares, faladas no período védico, consideradas bárbaras pelos povos arianos
(FERREIRA; GNERRE; POSSEBON, 2016).
...