Toxicicidade de ácido e bases
Por: Leonardo Rodrigues • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 831 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1]
Química Analítica Farmacêutica
Experimental I
(1º Trabalho)
Nome: Leonardo da Cruz Rodrigues
Prof.(a): Rosângela
Turma: Farmácia/ Exp.I FFA
Rio de Janeiro, 30/03/2015
Toxicidade de Ácidos e Bases
Toxicidade é a medida do potencial tóxico de uma substância, ou seja, é o grau de capacidade de uma substância química em produzir efeitos nocivos quando interage com um organismo vivo. Não existem substâncias químicas sem toxicidade e, por isso, os toxicologistas as classificam em uma escala contínua com três níveis básicos (substâncias essencialmente não tóxicas, levemente tóxicas e tóxicas) de acordo com suas dosagens nocivas ou fatais.
Ácidos:
I) H2SO4 (Ácido sulfúrico) -
É irritante para o nariz, garganta e olhos. Se inalado provoca tosse, edema na laringe e pulmões, dificuldade respiratória, e até mesmo perda de consciência. O vapor pode provocar também corrosão dos dentes. Em contato com a pele provoca severas queimaduras, devido a destruição dos tecidos, e os sintomas mais frequentes são vermelhidão e dor. A exposição crônica a esse ácido pode levar ao desenvolvimento de câncer.
II) HCN (Ácido Cianídrico) -
A toxicidade deste ácido se deve à desativação provocada sobre as enzimas oxidades através da formação de complexos que bloqueiam a cadeia transportadora de elétrons até o oxigênio. Desta maneira, sua inalação, mesmo em pequenas quantidades, afeta a respiração celular e pode levar à morte por asfixia. É um produto tóxico não persistente, não bioacumulável, portanto é considerado não cancerígeno.
III) HCl (Ácido Clorídrico) -
É irritante para os olhos, nariz e garganta, e em caso de inalação provoca tosse, dificuldade respiratória e, em maiores quantidades, edema pulmonar. É corrosivo e, portanto, em contato com a pele e mucosas causa severas queimaduras, sendo recomendado a lavagem do local com água corrente por, no mínimo, 15 minutos. Se ingerido pode provocar lesões irreparáveis na boca, esôfago e estomago.
IV) HClO4 (Ácido Perclórico) -
A inalação deste ácido provoca queimaduras nas mucosas do trato respiratório e, como consequência, pode levar ao desenvolvimento de edema pulmonar. É irritante para os olhos e capaz de levar à queimaduras muitas vezes conjugadas com a perda de visão. A ingestão provoca queimaduras no esôfago e estomago podendo levar a perfuração destes órgãos.
V) HNO3 (Ácido Nítrico) -
É um ácido altamente corrosivo e irritante para o nariz, garganta e todo o trato respiratório. Em caso de inalação provoca dificuldades respiratórias e pode levar à pneumonia e edema pulmonar. A ingestão provoca imediatas queimadurass na boca, esôfago e áreas do trato gastrintestinal. O contato com apele leva à queimaduras severas e deve-se lavar o local imediatamente com água corrente para evitar maiores danos.
VI) H2S(Ácido Sulfídrico) -
Por ser um ácido corrosivo em caso de inalação provoca lesões nas mucosas do trato respiratório Exposição por mais de 30 minutos a concentrações com mais de 700 ppm são fatais. Em contato com a pele causa queimaduras de gravidade variável de acordo com a concentração e o tempo de exposição. Se ingerido causa lesões na boca e queimaduras no trato gastrointestinal. Não é cancerígeno, portanto, não há registros de desenvolvimento de câncer após exposições crônicas
...