Trabalho de Farmácia
Por: 371157 • 1/6/2015 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Câncer : Definições e Estatísticas
A definição científica de câncer refere-se ao termo neoplasia, especificamente aos tumores malignos, sendo uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células transformadas , podem invadir os tecidos , vasos e até órgãos distantes do local onde o tumor iniciou.
O câncer é a terceira causa de óbitos no mundo com 12%, matando cerca de 6,0 milhões de pessoas por ano. Os fatores de risco de câncer podem ser encontradas no meio ambiente ou podem ser hereditários.
Existem três tipos principais de tratamento para o câncer: cirúrgia, radioterapia e quimioterapia, esses tipos de tratamentos são empregados de acordo com o grau e local onde o câncer está instalado. Com estes métodos de tratamentos um terço dos pacientes conseguem ser curados e quase todos estes tratamentos causam aos pacientes efeitos colaterais, mas que podem ser reduzidos ou controlados após o tratamento.
Os antineoplásicos são fármacos quase tão heterogêneos quanto os tumores envolvidos, diversos antitumorais muito utilizados clinicamente são substâncias que apresentam mecanismos de ação ciclo-celular não específico e relacionado ao DNA, como produtos naturais, complexos de coordenação de platina, agentes alquilantes e agentes intercalantes. Alguns exemplos de antimetabólicos utilizados no tratamento do câncer: Análogo do ácido fólico, Antagonistas das pirimidinas, Análogos das purinas.
Foi observado que o fator mais importante para a atividade antitumoral e potencialidade para seu uso no tratamento das neoplasias, é que os antitumorais mais usados e estudados, são agentes que atuam como eletrófilos.
Antibióticos naturais tipo antracilina, como a doxorrubicina e a dounorrubicina, são classificados como agentes intercalantes. Estudos mais recentes evidenciam que, além da intercalação, há a formação de adultos de estrutura complexa por ligações covalentes com o DNA.
...