Uma Abordagem Sobre Interações Medicamentosas Dos Fitoterápicos E Fármacos Alopáticos
Por: brunasoriani • 3/11/2023 • Monografia • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
ALEX SANDRO JOÃO DA SILVA
UMA ABORDAGEM SOBRE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DOS FITOTERÁPICOS E FÁRMACOS ALOPÁTICOS
fora das normas da abnt
Projeto apresentado ao curso de Farmácia da Instituição Faculdade Anhanguera Taubaté
Orientador: Lorena Souza
Taubaté 2021
SUMÁRIO
Fora das normas da abnt
1.0 INTRODUÇÃO3
2.0 PROBLEMA3
2.0 OBJETIVOS4
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS5
3.0 JUSTIFICATIVA5
4.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA6
5.0 METODOLOGIA9
6.0 REFERÊNCIAS10
1.0 INTRODUÇÃO
FORMATAÇÃO DA ABNT PARA TODO O TEXTO!!
Espaçamento: 1,5 cm entre linhas (0 pt antes, 0 pt depois)
Recuo da primeira linha de cada parágrafo: 1,25 cm
Margens: superior: 3,0cm, direita: 2,0cm, inferior: 2,0cm, esquerda: 3,0cm.
Texto justificado.
As interações medicamentosas são algo comum, dentro do estudo da Farmacologia, e elas podem ocorrer mediante a administração de qualquer medicamento seja pomadas, chás, comprimidos, drágeas ou injetáveis,fitoterápicos,sintéticos, e podem ser acometidas na presença de alimentos e bebidas sejam alcoólicas ou não alcoólicas.
Existem várias causas para ocorrer interações medicamentosas, o uso irracional de medicamentos e a polifarmácia são uma delas, e alguns casos podem estar relacionados com a automedicação. O uso irracional de medicamentos além de ser uma das principais causas de interações medicamentosas pode também desenvolver resistência de determinadas bactérias e vírus causando doenças graves e algumas síndromes raras.
A polifarmácia além de ser uma das causas é um dos fatores mais perigosos porque na presença de um determinado fármaco o outro pode ter seu princípio ativo potencializado ou anulado,e até mesmo causar reações e eventos adversos, algumas interações podem ser positivas entre determinados fármacos ou medicamentos.
1.1 PROBLEMA sem negrito
Quais os possíveis mecanismos de ação dos fármacos que interagem diretamente com fitoterápicos?
2.0 OBJETIVOS
Compreender os aspectos que envolvem as interações medicamentosas dos fitoterápicos com fármacos alopáticos
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Descrever os fármacos alopáticos e seus aspectos
- Descrever os fármacos fitoterápicos e seus aspectos
- Demonstrar os mecanismos envolvidos na Interação entre alopático e fitoterápico
3.0 JUSTIFICATIVA
Por ser considerado algo comum, as interações medicamentosas podem ser associadas a medicamento com medicamento, medicamento e alimento,medicamento com bebidas alcoólicas, além de interações com ervas e plantas medicinais, os chamados fitoterápicos.
Entender como as interações medicamentosas fitoterápicos fármacos alopáticos agem, e ao mesmo tempo que relacionamos com os fatores e suas prováveis causas como o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação,ajuda na compreensão e estudo de casos de interações benéficas, toxicológicas, e as mais perigosas graves que ocorrem mediante a determinados fármacos.
Conceituar e relacionar os conceitos apresentados a fim de informar e interpretar, além de estudar e compreender, as novas ocorrências, e melhorar a abordagem e a informação sobre interações medicamentosas de fitoterápicos e fármacos alopáticos, suas principais causas, e como o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação ajudam nas interações
Este trabalho tem a finalidade de fazer uma abordagem sobre os processos envolvidos nas interações fitoterápicas e alopáticas,e sua contribuição para a comunidade acadêmica é no âmbito exemplificar de maneira simples como ocorre as interações.
4.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A adição dos fitoterápicos é um marco para saúde pública no Brasil, e eles já fazem parte da assistência farmacêutica do SUS, porém o uso irracional dessas substâncias, e a automedicação sem a devida prescrição e atenção, isso tendem a gerar mais casos de interação medicamentosas de fitoterápicos e fármacos alopáticos, já que muitas ou até algumas substâncias e plantas já eram conhecidas pelos usuários, o uso delas já era associado a muito tempo ,e o desenvolvimento científico dela veio agora a partir do século XX.Fonte:SCARAVELLI,Fernanda Savioli,Fitoterapia.Londrina PR,Editora:Educacional S.A 2018.Revistas de Ciências medicas e Biológicas, Potenciais interações entre medicamentos alopáticos e fitoterápicos. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/33253
COMO CITAR: corrija todo o trabalho
NO INÍCIO DO TEXTO
Segundo Silva (2017, p.125)
Segundo Silva e Souza (2017, p.67)
Segundo Silva, Santos e Pereira (2017, p.56)
Segundo Silva et al, (2017, p.90) - Mais de 3 autores, utilizar et al.
NO FIM DO TEXTO
(SILVA, 2017) ou (SILVA; SOUZA, 2017) ou
(SILVA; SOUZA; PEREIRA, 2017) ou
(SILVA et al., 2017) Mais de 3 autores, utilizar et al.
Alguns fármacos podem agir com efeito sinérgico, ou seja, podem ter uma melhor eficácia terapêutica administrados concomitantemente, e podem anular as reações adversas entre si, ou melhorar a absorção do outro. Entretanto como foi mencionado no texto os fitoterápicos apresentam vários constituintes químicos, ou seja, o princípio ativo dele pode ser uma gama de fatores sinérgicos de várias substâncias.Fonte: SCARAVELLI,Fernanda Savioli,Fitoterapia.Londrina PR,Editora:Educacional S.A 2018 pg 23.
...