A Fisioterapia Na Saúde Da Criança
Por: Lari p. • 7/12/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 314 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA
Larissa Passos Cardoso
16019473
Fisioterapia
A mielomeningocele é uma condição congênita séria que afeta o desenvolvimento neurológico e musculoesquelético das crianças. O estudo analisado trata-se de uma revisão narrativa, que reúne e analisa os trabalhos atualmente disponíveis na literatura sobre a atuação da fisioterapia na criança com MMC.Os artigos foram buscados nas bases de dados: Cochrane Library, Pubmed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
Após análise dos artigos, foram atribuídos os seguintes efeitos benéficos da fisioterapia na criança com MMC: melhora nas funções miccionais com a estimulação elétrica; progresso da função motora refletindo em maior independência funcional, tanto com a fisioterapia tradicional quanto com a fisioterapia baseada na estimulação reflexavia PNF, bem como com a equoterapia; uso de órteses para marcha, que favorecem a amplitude de movimento (ADM) da articulação do quadril e diminuem movimentos compensatórios; aumento do equilíbrio de tronco e de atividades funcionais em cadeira de rodas com exergames; maior eficiência no fluxo sanguíneo e melhora na ADM e redução das contraturas musculares em membros inferiores pelo treinamento de vibração de corpo inteiro.
Portanto, conclui-se que o tratamento fisioterapêutico em crianças com MMC possibilita melhora ou estabelecimento da funcionalidade afetada por essa anomalia. Os trabalhos analisados propuseram que as intervenções impactaram diretamente a autonomia e qualidade de vida desses pacientes. Assim, a presente revisão de literatura contempla o objetivo proposto de indicar a dimensão da literatura atualmente disponível sobre as intervenções fisioterapêuticas para crianças com MMC.
Em suma, a fisioterapia desempenha um papel crucial no cuidado de crianças com mielomeningocele, proporcionando intervenções especializadas para maximizar a funcionalidade e qualidade de vida. No entanto, é necessário um reconhecimento mais amplo da importância da intervenção precoce e do acesso contínuo a serviços de saúde e suporte multidisciplinar para otimizar os resultados a longo prazo para esses pacientes.
...