A Insuficiencia Renal
Por: Isabela Ribeiro • 17/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 1.832 Visualizações
- Introdução
Há algumas situações que lesam o rim agudamente, outras levam anos para o dano tornar-se aparente. As doenças que lesam as diferentes estruturas dos rins são, entre outras, as nefrites, o diabete, a hipertensão arterial, infecções urinárias, obstruções das vias urinárias e as hereditárias.
A insuficiência renal é um diagnóstico que expressa uma perda maior ou menor da função renal. Qualquer desvio funcional, de qualquer uma das funções renais, caracteriza um estado de insuficiência renal. Mas, somente a análise dessas funções nos permite afirmar que há perda da capacidade renal e estabelecer níveis de insuficiência renal. Nenhuma prova isolada é suficientemente exata ou fiel para avaliar a função renal, por isso, devem ser feitas várias provas, analisando a filtração, a reabsorção, a excreção e a secreção renal.
- Definição
Insuficiência renal pode ser definida como perda das funções dos rins, como incapacidade de filtrar o sangue, que gera um acúmulo de substâncias tóxicas no organismo.
- Insuficiência Renal Aguda
É caracterizada pela redução rápida da função dos rins, que se mantém por períodos variáveis, resultando na inabilidade dos rins exercerem suas funções básicas. Em muitas ocasiões o paciente necessita ser mantido com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar. Em outros casos, os rins não tem sua função reestabelecida e o paciente precisa ser mantido em diálise.
- Insuficiência Renal Crônica
Insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos que, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença. Até que tenham perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase sem sintomas. A partir daí, podem aparecer sintomas e sinais que nem sempre incomodam muito. Assim, anemia leve, pressão alta, edema (inchaço) dos olhos e pés, mudança nos hábitos de urinar (levantar diversas vezes à noite para urinar) e do aspecto da urina (urina muito clara, sangue na urina). Deste ponto até que os rins estejam funcionando somente 10 a 15% da função renal normal, geralmente, podem-se tratar os pacientes com medicamentos e dieta.
Quando a função renal se reduz abaixo desses valores, torna-se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou transplante renal.
- Causas
A insuficiência renal pode acontecer através de diversos agravantes como medicamentos, baixo fluxo sanguíneo, pressão alta, diabetes e Glomerulonefrites entre outras causas.
Causa na hipertensão arterial: Uma das funções do rins é de controlar a pressão arterial, quando eles estão com um mau funcionamento, a pressão arterial pode se elevar anormalmente, que acometera em uma disfunção renal, fechando um ciclo de agressão aos rins. Para se evitar uma possível insuficiência renal é de extrema importância que aconteça uma boa manutenção da pressão arterial.
Causa na diabetes: A diabetes é uma das principais causas para a insuficiência renal crônica, com um numero de casos elevado entre os pacientes. Depois de algum tempo diagnosticado se a diabetes não receber tratamento corretamente, alguns pacientes começam a apresentar problemas renais. Sendo uma das primeira manifestações a perca de proteína na urina fazendo também com que ocorra uma aumento da pressão arterial, que já se caracteriza como uma das causas da insuficiência renal, aumentando a ureia e o nível de creatina no sangue.
Glomerulonefrites: Vai ser resultante de qualquer inflamação que seja crônica nos rins. Se o paciente não possuir essa inflamação controlada ou curá-la poderá resultar em uma perda total das funções renais.
Outras causas: O que também pode provocar uma insuficiência renal são diversos fatores como rins policísticos (cistos grandes e em grande número nos rins), infecções urinais repetidas devido a alterações no trato urinário, pedras de rins ou até mesmo doenças congênitas.
- Sinais e Sintomas
Quando a pessoa começa a ter problemas renais, são muitos os sinais e sintomas, como:
- Alterações na cor da urina;
- Dor ou ardor quando estiver urinando;
- Passa a urinar toda hora;
- Levantar mais vezes na noite pra urinar;
- Inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos;
- Dor lombar;
- Pressão sanguínea elevada;
- Fraqueza;
- Anemia;
- Etc.
Existem os sintomas da insuficiência renal aguda e crônica.
- Aguda
- Pouca urina;
- Inchaço nos olhos;
- Cansaço;
- Náuseas;
- Diminuição da sensibilidade nas mãos e nos pés;
- Falta de apetite;
- Dor nos rins, na parte inferior das costas;
- Pode haver sangue das fezes;
- Soluços;
- Tremedeira nas mãos;
- Inchaço por todo o corpo;
- Em casos mais graves pode haver convulsões.
- Crônica
- Pressão alta;
- Inchaço nos olhos, pernas e pés (principalmente no final do dia)
- Acordar para fazer xixi constantemente;
- Urina com espuma;
- Cansaço fácil;
- Fraqueza;
- Perda de apetite;
- Náuseas e vômitos.
Quando se observar esses sintomas, consulte um medico nefrologista para passar alguns exames para diagnosticar e indicar um tratamento.
- Tratamentos
- Tratamentos da insuficiência renal aguda
A insuficiência renal aguda é a perda rápida da função renal devido danos aos rins. Na maior parte das vezes os tratamentos são feitos com antibióticos e diuréticos, uma dieta balanceada também é uma ótima opção feita pelos nutricionistas.
Em alguns casos normalmente é necessário fazer a diálise para filtrar o sangue ou então alguns pacientes não recuperam a função precisando então de um transplante renal.
...