TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reeducação postural global

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

A reeducação postural global (RPG) foi criada na França pelo fisioterapeuta Phillip Souchard. Essa técnica considera sistemas musculoesqueléticos, pois procura tratar de forma individualizada estruturas musculares diferentes (músculos estáticos e dinâmicos). Enquanto a fisioterapia convencional utiliza o alongamento estático, que consiste em alongar um único músculo ou grupo muscular, sustentando até um ponto tolerável durante aproximadamente 30 segundos, a RPG se baseia no alongamento global dos músculos antigravitórios e organizados em cadeias musculares alongados simultaneamente por aproximadamente 15 a 20 minutos (TEODORI, et al, 2011).

 Para Braccialli (2000), uma boa postura depende diretamente do conhecimento e do relacionamento dos indivíduos em relação ao próprio corpo, ou seja, da imagem que cada um tem de si, em cada momento. Desta forma, só é possível manter uma boa postura se tivermos um bom conhecimento do corpo, associado a estímulos sensoriais e modelos posturais adequados.  

De acordo com Busquett (2000), existem inúmeros fatores que influenciam uma postura errada, como o exemplo dos bancos escolares; sempre inadequados ao físico da criança, acabam, com o passar dos anos, criando posturas completamente erradas. O banco usado por uma criança que acabou de entrar numa escola, com seus sete anos, são o mesmo que ela usará aos 14, já adolescente. Evidentemente, isso causa incontáveis problemas para a pessoa na vida adulta. De acordo com Souchard (2011), nenhum músculo se move sozinho, sempre que um deles se contrai gerando um movimento e acomodação em outros músculos formando um conjunto. Este conjunto denomina-se cadeia de tensão muscular. Partindo deste conceito a RPG trabalha globalmente o paciente de forma pessoal e quantitativa, com a finalidade de ir do sintoma à causa das lesões, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas, ao desbloqueio respiratório e ao reequilibrando o tônus postural. A RPG procura tratar o indivíduo e não a doença tornando possível a correção dos desvios posturais.

A técnica se baseia em seis posturas básicas no qual se assume uma posição que é mantida por um tempo determinado, sendo que cada postura tem duração em média 20 minutos. A RPG é indicada para tratar escoliose, hiperlordoses, hérnia discal, torcicolos, lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, tendinites, asma, bronquites, joelhos varo valgo, stress, enxaquecas dentre outros

  A RPG corrige certos erros fundamentais da cinesioterapia clássica, não a enriquece, mas a substitui. O campo de aplicação é então o mesmo: problemas traumáticos, reumáticos e neurológicos. Mas é talvez no domínio das afecções morfológicas que a RPG, graças à eficiência dos seus estiramentos ativos, adquiriu seus maiores títulos de nobreza: problemas de dorso curvo (cifose), lordoses, joelhos varos ou valgos, pés planos e escolioses. Deve ser aplicada também aos seguintes problemas: dores articuladas e musculares decorrentes de artroses, bursites, traumatismos, hérnia de disco, torcicolos, tendinites e lesões por esforços repetitivos (L.E.R.),dores ou desvios na coluna vertebral como, espondiloartroses (bico de papagaio) e hiperlordoses, seqüelas de doenças neurológicas ou de queimaduras, perturbações do esquema corporal decorrente de doenças psicossomáticas. (SOUCHARD, 2011).

Os desvios posturais podem ser de inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais. Mas seja qual for a causa a RPG busca tratar de forma simples e eficaz. Podemos pensar em nosso corpo como se fosse um quebra- cabeças em que se uma peça estiver fora do lugar acarreta um desequilíbrio na saúde. Assim quando uma parte do nosso corpo dói ou esta muito tensa todo corpo reage realizando compensações que irão gerar dores lombares e conseqüentemente desvios posturais.

De acordo com a literatura, a técnica é realizada com o intuito de alinhar o conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados,enquanto  os dinâmicos devem ser contraídos partindo-se da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a postura corporal e conseqüentemente solucionando problemas relacionados a ela. As posturas são realizadas juntamente com exercícios respiratórios no qual os trabalho devem ser executados seguindo as orientações do fisioterapeuta. O tratamento poder durar de três meses a dois anos; dependendo da resposta  de cada paciente, sendo que ocorre uma sessão semanal com duração de 50 a 60 minutos

Os principais objetivos do tratamento são: Prevenir e combater as dores relacionadas à má postura, pois  o corpo é um todo e deve ser trabalhado de forma ampla, corrigindo as alterações e oferecendo qualidade de vida aos  pacientes dando-lhes  uma nova educação postural. É um tratamento que se utiliza apenas de técnicas posturais, respiratórias e alongamento; podendo ser utilizado para prevenir problemas futuro, decorrentes da má postura, ou apenas como atividade física, já que o mesmo não possui nenhuma contra-indicação e nem restrições de idade podendo ser realizado em pessoas em qualquer faixa etária.

  1.  OBJETIVOS

Os trabalhos utilizados têm por finalidade: Demonstrar os efeitos benéficos das intervenções fisioterapêuticas utilizando o método RPG. Verificar se houve melhora em pacientes submetidos ao RPG.

  1. OBJETIVO GERAL

-Analisar o método de reeducação postural global (RPG) em crianças em idade escolar diagnosticados com escoliose torácica e realizar com base na literatura cientifica uma análise critica sobre a utilização do RPG no tratamento fisioterapêutico.

1.1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Analisar os efeitos e benefícios da RPG em pacientes que apresentam disfunções musculoesqueléticas.
  • Analisar os efeitos da RPG em crianças com escoliose torácica.
  • Verificar a eficácia do tratamento da RPG se comparado a outras técnicas fisioterapêuticas.


1.2 JUSTIFICATIVA

O tema escolhido para o desenvolvimento deste trabalho não poderia ser mais apropriado para nós acadêmicos, pois se trata de um tema abrangente que  mostra de maneira objetiva o RPG, relacionando seus benefícios a pacientes com disfunções musculoesqueléticas. Os estudos demonstram uma melhora em pacientes que se submeteram a RPG, pois alem de reduzir a dor, houve leve ganho de força muscular. Verificou sua eficácia nos tratamentos de diferentes disfunções haja vista que os efeitos são melhores quando comparados com outras intervenções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com