Lombalgia durante a gestação: eficácia do tratamento com Reeducação postural global(RPG)-Vinicius Fernades Barriuevo Gil,Maria José Duarte Osis,Anibal Faúnes
Por: Willian2153 • 10/5/2015 • Resenha • 554 Palavras (3 Páginas) • 828 Visualizações
Resenha
Lombalgia durante a gestação: eficácia do tratamento com Reeducação postural global(RPG)-Vinicius Fernades Barriuevo Gil,Maria José Duarte Osis,Anibal Faúnes.
O aumento de carga na gestante provoca estabilidade dos músculos e ligamentos da coluna vertebral, podendo acarretar desconforto e prejuízos envolvendo o bem estar físico.
O sintoma de lombalgia durante a gravidez é muito frequente nesse período, e em alguns casos as complicações continuam após o parto. As dores constantes durante esse período, é tida como a queixa principal das mulheres, sendo que esses desconforto geram impactos negativos no sono, disposição física , desempenho no trabalho, vida social e até mesmo atividades domésticas e lazer, onde se faz a necessidade de tratamento adequado durante o período gestacional.
Baseando- se nos fatos mencionados no estudo, se faz necessário a aquisição de hábitos posturais saudáveis, adequação ambiental e exercícios físicos específicos. O RPG é uma técnica que visa utilizar posturas especificas que fazem o alongamento das cadeias musculares, onde o tratamento tem longa duração, sendo considerado o tempo mantido em cada postura especifica(aproximadamente 15 minutos).
O RPG contribui na diminuição e harmonização das tensões musculares, na cadeia mestra posterior, tendo como foco os paravertebrais, onde contribui para o alinhamento corporal, onde a mesma é alterada durante o período da gravidez, causando alterações posturais, no equilíbrio e marcha.
As gestantes que participaram do estudo faziam acompanhamento pré-natal em um hospital privado, em Campinas, onde se adotou os seguintes critérios de inclusão: dor lombar, nuliparidade, gestação única de baixo risco, idade gestacional entre 20 e 25 semanas , e faixa etária entre os 18 e 40 anos, ausência de doença clinica e obstétrica patologias pré-existentes da coluna vertebral.Um grupo de gestantes foi submetido a sessões individuais de RPG e o outro seguiu a rotina do pré-natal convencional. O grupo de RPG participaram do agendamento de 8 sessões e para os demais se agendaram 2 encontros, onde no momento da admissão e ao final do estudo, ambos os grupos responderam um questionário(Roland-Morris), para se avaliar as limitações funcionais , e a cada sessão se coletaram informações sobre a intensidade da dor por escala visual de 0 a 10, havendo participação também do grupo controle. A avaliação foi feita por fisioterapeutas e enfermeiras obstétricas.
As sessões de RPG duravam aproximadamente 40 minutos, onde eram feitas duas posturas ativas, com o objetivo de trabalhar as cadeias musculares propostas. Nenhuma das gestantes faltou as sessões. Nesse estudo foram observadas as variáveis demográficas e as variáveis categóricas utilizando testes especiais para a obtenção dos resultados. Já os dados foram analisados com o auxilio do programa SAS.
O grupo que fez RPG obteve um decréscimo da dor, o que ocorreu ao contrario do grupo controle, que apresentou um aumento da mesma. Além de tudo observou-se uma diminuição das limitações funcionais do grupo que se exercitou, e um aumento do grupo que não fez a atividade(RPG).O grupo controle também utilizou mais medicamentos para alivio da dor.
De acordo com os benefícios citados da prática do RPG durante o período gestacional como diminuição da dor e das limitações funcionais impostas pelo período se vê a necessidade de realizar uma abordagem uma abordagem integral e especifica para as mulheres grávidas, melhorando a sua qualidade de vida, fato que o Ministério da Saúde preconiza com o objetivo de se realizar a preparação física, favorecendo o parto vaginal, onde o RPG contribui muito com essa linha de trabalho.
...