A Terapia Musculoesquelética
Por: Medelly Marques • 27/2/2023 • Resenha • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA[pic 1][pic 2]
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS
MEDELLY MARQUES DOS SANTOS
RESENHA
“MECHANISMS AND EFFICACY OF HEAT AND COLD
THERAPIES FOR MUSCULOSKELETAL INJURY”
PARNAÍBA-PI
2021
RESENHA
Gerard A. Malanga, Ning Yan & Jill Stark (2015) Mechanisms and efficacy of heat and cold therapies for musculoskeletal injury, Postgraduate Medicine, 127:1, 57-65, DOI: 10.1080/00325481.2015.992719
- DADOS SOBRE OS AUTORES
Gerard Malanga, MD, é um médico certificado, especializado em medicina física e reabilitação (fisiatria), medicina esportiva e analgésica. Fundador e sócio do Instituto Regenerativo de Nova Jersey, o Dr. Malanga é especialista em tratamentos não cirúrgicos para o controle da dor de uma variedade de distúrbios ortopédicos, incluindo dor no pescoço, dor nas costas, dor no ombro, dor no joelho e outros medicamentos esportivos e condições musculoesqueléticas.
O Dr. Ning Yan foi Líder de Comunicações Médicas em Assuntos Médicos Globais, Pfizer Consumer Health; Vice-presidente de marketing e relações comerciais da GenScript; Diretor Científico, Assuntos Médicos Globais da Wyeth Pharmaceuticals; Diretor Médico do Pinnacle Communications Group; Diretor Associado da Helix Medical Communications; e Analista de Pesquisa Sênior na Acumen Sciences. Antes de sua aventura na área médica e de marketing, o Dr. Yan passou 14 anos na capacidade de P&D farmacêutica na Bristol-Myers Squibb, inicialmente focando na descoberta de medicamentos para oncologia e, por último, como Pesquisador Sênior de Pesquisa em Estratégia e Operações Biológicas; e no Roche Institute of Molecular Biology como pós-doutorado.
Jill Stark é uma podóloga de Boothbay, Maine, especializada em podologia . Jill Stark é qualificada com um grau de Doutor em Medicina Podiátrica (DPM). Ela pode realizar procedimentos médicos, cirúrgicos, prescrever dispositivos corretivos e prescrever e administrar medicamentos e fisioterapia.
- INTRODUÇÃO
O artigo” Mechanisms and efficacy of heat and cold therapies for musculoskeletal injury” trata sobre técnicas de frio e calor e sua eficácia no tratamento de lesões musculares. Lesões musculoesqueléticas são um problema comum e que afetam muitas pessoas, acarretando diversos problemas a curto e longo prazo e que tais lesões podem ser tratadas por meios farmacológicos e não farmacológicos. No caso do método não farmacológico a terapia de calor ou frio são considerados parte do padrão de cuidado para lesões musculares. Mas, muitas vezes há divergências quanto ao modo a ser usado. São poucos os estudos disponíveis e apresentam diversas limitações metodológicas. Por exemplo, embora 1 revisão sistemática de terapia fria para lesões agudas de tecidos moles tenha identificado 22 ECRs para inclusão, a qualidade média do estudo na escala de pontuação do banco de dados de evidências de fisioterapia (PEDro) foi 3.4 de 10 (variação, 1-5).
- DESENVOLVIMENTO
Lesões musculoesqueléticas resultam de trauma direto ou indireto. Quedas, entorses, estiramento excessivo de tração do músculo, sobrecarga excêntrica, todos esses entre outros acabam lesionando o músculo.
Como tratamento não farmacológico, temos a terapia fria que é usada no tratamento de lesão/trauma agudo, dor crônica, espasmo muscular, dor muscular de início tardio (DMIT), inflamação e edema. Com a redução das temperaturas da pele e do músculo, reduz o fluxo sanguíneo para os tecidos que são resfriados. A diminuição do fluxo sanguíneo ocasionada pelo frio reduz o edema e retarda a liberação de mediadores inflamatórios, diminuindo a inflamação da área que foi afetada, redução do espasmo muscular. A terapia com frio leva a um efeito anestésico local, diminuindo o limiar de ativação dos nociceptores teciduais e a velocidade de condução dos sinais nervosos que conduzem a dor.
A terapia de calor é outro método usado para tratamento de lesões musculares. Os efeitos fisiológicos da terapia térmica incluem alívio da dor, aumento do fluxo sanguíneo e do metabolismo, o aumento da taxa de metabolismo do tecido local e aumento da elasticidade do tecido conjuntivo. Com a elevação da temperatura do tecido é estimulada a vasodilatação o que faz com que aumente o fluxo sanguíneo do tecido, o que se acredita que promova a cura aumentando o fornecimento de nutrientes e oxigênio ao local da lesão. Outro modo de terapia de calor é a terapia de calor profundo, que inclui a conversão de outra forma de energia em calor como a diatermia por ondas curtas, diatermia por microondas, ultrassom.
...