ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO CÂNCER
Por: Ellen Carvalho • 22/11/2016 • Projeto de pesquisa • 3.337 Palavras (14 Páginas) • 643 Visualizações
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO CÂNCER
Projeto de Pesquisa apresentado às
UNIRP
do curso de Fisioterapia
como parte integrante da disciplina .
2016
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................03
- Tema....................................................................................................03
- Problema..............................................................................................03
1.3 Justificativa...........................................................................................04
2HIPÓTESES............................................................................................04
3 OBJETIVOS............................................................................................04
4METODOLOGIA.....................................................................................05
4.1 Material e Métodos...............................................................................05
4.1.1 O Câncer...........................................................................................05
4.1.2 Tratamento Convencional.................................................................06
4.1.3 Toxicidade e Sintomas......................................................................06
4.1.4O Papel da Acupuntura em Pacientes Oncológicos.........................07
5 REFERÊNCIAS......................................................................................08
6 CRONOGRAMA.....................................................................................09
7LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO....................................................09
8ANEXOS.................................................................................................10
9 APÊNDICES...........................................................................................13
- INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento, onde é esperado que, nas próximas décadas, o impacto do câncer na população corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados para 2025.
Os tipos de câncer mais incidentes no mundo foram pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Nos homens, os mais frequentes foram pulmão (16,7%), próstata (15,0%), intestino (10,0%), estômago (8,5%) e fígado (7,5%). Em mulheres, as maiores frequências encontradas foram mama (25,2%), intestino (9,2%), pulmão (8,7%), colo do útero (7,9%) e estômago (4,8%). Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os tratamentos convencionais para o câncer, além de limitados, são extremamente tóxicos e causam efeitos adversos como náusea, vômito e ondas de calor. As terapias alternativas, como a acupuntura, podem tornar a qualidade de vida de pacientes com câncer melhor, sendo complementares ao tratamento convencional da doença.
- Tema
Acupuntura e terapias alternativas no tratamento do Câncer
- Problema
As práticas de acupuntura e técnicas terapêuticas orientais auxiliam pacientes com câncer? Quais efeitos elas têm?
- Justificativa
Este projeto de pesquisa justifica-se pelo número significativo de casos de Câncer no Brasil e no mundo, visto que esses números tendem a aumentar com o passar dos anos, por causa dos maus hábitos humanos, como má alimentação, estresse, insônia, sedentarismo, tabagismo e radiação. É importante que a população conheça a doença, saiba seus efeitos, suas possíveis causas para a prevenção. Assim como é de grande relevância pesquisar-se outros tipos de tratamentos que auxiliem pacientes com câncer, principalmente no que se refere à qualidade de vida, um dos pontos onde esta patologia prejudica bastante as pessoas.
- HIPÓTESES
A Medicina Tradicional Chinesa, assim como outras terapias alternativas do ramo, como a acupuntura, aborda o câncer não somente tratando o tumor, mas o paciente como um todo, estimulando seu sistema imune, interagindo com a relação paciente-doença, bem como observando os efeitos colaterais e as consequências dos mesmos na saúde física, emocional e psicológico do paciente. Grande parte das publicações a respeito do tema revelam grande redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia em pacientes que recebem terapias alternativas.
- OBJETIVOS
O presente projeto de pesquisa tem por objetivos expor o uso de terapias alternativas, como Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, como também o seu uso para amenizar os efeitos colaterais provocados por tratamentos convencionais, como quimioterapia e radioterapia, nos seres humanos.
Qualidade de vida e câncer podem se complementarem. Qualidade antes, ajudando na prevenção, qualidade durante, ajudando no lidar com o tratamento e qualidade após, na recuperação da vida após o diagnóstico do câncer.
Quando buscamos no dicionário o que é a definição de qualidade de vida encontramos que é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Ou seja, qualidade de vida vai muito além do diagnóstico do câncer, envolve o ser humano em todas as suas relações consigo mesmo e com o mundo que o cerca.
Este é o objetivo principal da pesquisa, descobrir e apresentar que existe a possibilidade de pacientes oncológicos melhorarem a qualidade de vida, mesmo passando por tratamentos drásticos, onde existem efeitos colaterais, físicos e emocionais capazes de abalar a saúde como um todo.
...