ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA NO IDOSO
Por: lylyannemdesouza • 1/6/2020 • Artigo • 3.142 Palavras (13 Páginas) • 256 Visualizações
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA NO IDOSO
SILVA,Jose Carlos[1]
SOUZA, Lylyanne Moniz de[2]
SOUZA, Suzana Novaes Giacometti de[3]
BARROS, Joseleide, Cunha [4]
NEVES, Kátia Cirlene das[5]
SILVERIO, Alcineia Pantoja[6]
MENDONÇA, Antônio Moisés[7]
ALMEIDA, Sandra Regina Sá de[8]
Diniz, Clésio[9]
RESUMO
O presente tema deste trabalho é a eficácia da acupuntura na lombalgia. Nesse aspecto, o objetivo geral é apontar os principais efeitos da acupuntura na redução da dor lombar. O objetivo específico é mostrar a prevalência de lombalgia em pacientes adultos. Quanto ao problema da pesquisa, o mesmo foi fundamentado na seguinte interrogativa: quais são os principais efeitos da acupuntura na redução da dor lombar? Este trabalho foi uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa e método descritivo. Resultados e discussões: Feitas as associações dos descritores nas bases de dados, foram selecionados 16 artigos para compor as categorias “os principais efeitos da acupuntura na lombalgia” e a “prevalência da lombalgia em pacientes adultos”. Pode-se concluir, nesta pesquisa, que os efeitos da acupuntura em pacientes com lombalgia são relacionados à ausência da dor lombar, sensação de bem-estar após as primeiras sessões, diminuição do espasmo muscular, melhora no retorno ao trabalho, reduzir o processo inflamatório e um aumento na qualidade de sono em pacientes adultos.
Palavras-chave: Dor lombar. Acupuntura. Fisioterapia
ABSTRACT
The present theme of this paper is the effectiveness of acupuncture in low back pain. In this regard, the overall objective is to point out the main effects of acupuncture in reducing low back pain. The specific objective is to show the prevalence of low back pain in adult patients. As for the research problem, it was based on the following question: What are the main effects of acupuncture in reducing low back pain? This work was an integrative literature review, with qualitative approach and descriptive method. Results and discussions: Having made the descriptors associations in the databases, 16 articles were selected to compose the categories “the main effects of acupuncture on low back pain” and “prevalence of low back pain in adult patients. It can be concluded from this research that the effects of acupuncture in patients with low back pain are related to the absence of low back pain, feeling of well-being after the first sessions, decreased muscle spasm, improved return to work, reduced inflammatory process. and an increase in sleep quality in adult patients.
Keywords: Low back pain. Acupuncture. Physiotherapy
1 INTRODUÇÃO
O presente tema deste trabalho é a acupuntura no tratamento da lombalgia no idoso.
Quanto ao problema da pesquisa, o mesmo foi fundamentado na seguinte interrogativa: quais são os principais efeitos da acupuntura na redução da dor lombar em idosos?
O trabalho justifica-se em conhecer os principais efeitos da acupuntura em idosos com dor lombar, uma vez que esta técnica pode ser a mais adequada para este perfil de paciente. Para os profissionais de fisioterapia, este estudo irá contribuir para a identificação precoce de lombalgia em pacientes idosos.
De acordo Nascimento e Costa (2015), em um estudo sobre a prevalência da dor lombar em idosos evidenciou que a lombalgia crônica apresenta-se mais prevalente na Bahia (15%), em relação aos outros estados estudados.
Já Vieira e Alcântara (2013) em outro estudo científico sobre a lombalgia em países industrializados constatou que sua prevalência é em cerca de 70%, principalmente nos EUA, onde a dor lombar resulta na perda de quase 1.500 dias de trabalho. Na Europa é mais incidente a causa de limitação em idosos com menos de 75 anos (VIEIRA, ALCÂNTARA, 2013).
As vísceras (Fu) são compostas por estruturas tubulares e ocas que têm a responsabilidade de receber, transformar e absorver os alimentos. Além estabelecer a extinção de dejetos. Os órgão (Zang) são aqueles que têm a atividade de armazenar a essência dos alimentos, que garante o dinamismo físico, visceral e mental. São estruturas geradoras e transformadoras de energia e do shen ( consciência ) que constitui, no exterior, a manifestação da energia interior , principalmente na lombalgia em idosos (RACHED, 2013).
A motivação para este estudo surgiu por meio da atuação na área da acupuntura onde pode-se observar que muitos idosos apresentavam lombalgia. Dessa forma, verificou-se que a acupuntura contribuía para a melhora da dor lombar em pacientes adultos.
A lombalgia é caracterizada pela dor localizada nas regiões lombares, lombossacrais ou sacroilíacas da columa lombar. Ela pode ser dividida em dois
tipos: aguda e crônica. É considerada lombalgia aguda aquela que apresenta dor inicial súbita e que persiste por até três meses. Esta enfermidade é ocasionada por lesões nos ligamentos ou músculos da coluna, que acontecem por causa dos movimentos bruscos, queda, ou por lesões nos discos vertebrais (CARVALHO et al., 2015).
Já a lombalgia crônica é a dor que persiste por mais de três meses, sendo caracterizada, principalmente, por períodos de melhora e piora em relação à dor e pode ser ocasionada por doenças infecciosas, metabólicas, tumores, enfraquecimento da musculatura e por problemas de postura (CARVALHO et al., 2015).
Quanto ao seu diagnóstico, o mesmo pode ser considerado simples, pois o quadro clínico que o paciente apresenta, geralmente, é a dor e a incapacidade se movimentar e trabalhar O diagnóstico mais completo se faz por meio da história clínica e do exame físico. Na anamnese, o paciente deve descrever a sua dor e suas características. No exame físico, o paciente realiza movimentos com o intuito de reproduzir os seus sintomas (GOYATÁ et al., 2016).
Neste caso, para o seu tratamento, uma das terapias complementares mais implementadas em idosos com lombalgia é a acupuntura, tendo seu re-conhecimento científico no início dos anos setenta, com o aparecimento das primeiras pesquisas clínicas, evidenciando que a analgesia produzida pelo uso de agulhas resultava na liberação de endorfina no sistema nervoso central, auxiliando no alívio da dor (ROSA; DIAS; RONCADA, 2016). A acupuntura é um procedimento que corresponde a introdução de agulhas em pontos (tsues) localizados sobre canais de energia que percorrem sobre a pele.
...