ADAPTAÇÃO, DANO E MORTE CELULAR
Por: evecleto • 23/5/2018 • Trabalho acadêmico • 373 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
ADAPTAÇÃO, DANO E MORTE CELULAR
1) Defina e exemplifique de:
a) Hiperplasia: é o aumento do número de células num órgão ou tecido. Ex: cicatrização de feridas.
b) Hipertrofia: é o aumento do tamanho das células que resulta em um consequente aumento do órgão. Ex: útero na gravidez.
c) Atrofia: é uma redução no tamanho da célula, devido à perda de substâncias celulares, representa uma forma de resposta de adaptação. Ex: diminuição da carga (atrofia por desuso).
d) Metaplasia: é a transformação de um tipo de tecido totalmente adulto e diferenciado por outro tecido igualmente adulto e diferenciado. Ex: a célula sensível a um tipo de estresse é substituída por outro tipo celular mais resistente.
2) Diferencie Necrose de Apoptose.
Necrose é a morte celular acidental e Apoptose é morte celular programada.
3) Defina e exemplifique:
a) Necrose de coagulação: ocorre devido a uma hipóxia ou isquemia, é determinada pela desnaturação das proteínas celulares autolíticas. Ex: infarto do coração, rim, baço, etc.
b) Necrose de liquenificação: ocorre devido à infecção por agentes biológicos ou por isquemia ou hipóxia no tecido cerebral. Ex: tecido cerebral.
c) Necrose caseosa: o material necrosado adquire um aspecto de queijo. Ex: tuberculose.
d) Necrose gordurosa: ocorre quando há o extravasamento de enzimas lipolíticas para o tecido adiposo, o que leva à liquefação dele. Ex: pancreatites agudas.
4) Diferencie isquemia de hipóxia.
Isquemia é a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico. Hipóxia significa baixo teor de oxigênio. Como o sangue através das hemácias é o responsável por levar o oxigênio às células, a isquemia dá origem à hipóxia.
5) Defina:
a) Calcificação distrófica: ocorre em tecidos lesados é mais localizada em tecido conjuntivo fibroso hialinizada, como na parede de vasos esclerosados, em áreas de necrose antiga como tuberculose pulmonar e outros casos de lesões.
b) Calcificação metastática: é a forma mais disseminada no organismo e ocorre pelo aumento da absorção de cálcio no tubo gastrintestinal por excesso de vitamina D; mobilização excessiva de cálcio dos ossos, imobilização prolongada; hiperparatiroidismo primário ou secundário.
6) Após sofrer lesão celular irreversível, uma célula entra em processo de morte celular. Quais são os dois mecanismos de morte celular? Indique e explique qual deles é mais prejudicial às células adjacentes?
Necrose e Apoptose. Necrose é a mais prejudicial pois atinge células sozinhas.
...