ATIVIDADE ESTRUDURATA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR
Por: KATHARINEalmeida • 8/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.716 Palavras (11 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE ESTRUDURATA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR
ALUNA: --------------------------
MATRICULA: ---------------
Nova Iguaçu
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO........................................................................................3
- DESENVOLVIMENTO.............................................................................4
- VISITA TÉCNICA...............................................................................4
- RESENHAS CRÍTICAS......................................................................6
- DISCURSÃO ....................................................................................11
- CONCLUSÃO..........................................................................................12
- REFERÊNCIAS........................................................................................13
- ANEXOS...................................................................................................14
- INTRODUÇÃO
Eu, ------------------------, aluna do Curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá de Nova Iguaçu, sob a matrícula --------------------, acompanhei um atendimento de Reabilitação Cardiovascular na clínica escola sob a supervisão do professor ---- de um paciente que de pós operatório de revascularização do miocárdio. O mesmo se encontra em tratamento na clínica, onde é atendido pelos estagiários do curso de fisioterapia, sempre sobre a supervisão de diversos profissionais. Este acompanhamento tem como finalidade a execução da Atividade Estruturada da matéria de Fisioterapia Cardiovascular lecionada pelo professor -----------------, que consiste em: acompanhamento de um paciente na clínica, pesquisa de no mínimo três artigos científicos que fale sobre a patologia do paciente, realizar uma resenha destes três artigos e por último, fazer um resumo unindo os artigos com a visita realizada. Tudo isso sendo postado em fóruns na plataforma do SIA (sistema de informação do aluno) e entregar impresso em mãos do professor no dia da segunda avaliação.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1. VISITA TÉCNICA
Em visita realizada à clínica Fisio Iguaçu na Universidade Estácio de Sá de Nova Iguaçu, foi acompanhado o tratamento do paciente C.A.P, de 48 anos, gênero masculino, com 1,62 de altura e pesando 80 kg, nega tabagismo, com diagnostico clínico de pós operatório de revascularização do miocárdio, que foi avaliado e tem como queixa principal “Sinto falta de ar de vez em quando e quando estou trabalhando as vezes preciso parar em pouco” CIP. No HDA (Histórico da doença atual) apresentou pós operatório de IAM (Infarto agudo do miocárdio) associado a dor pré-cordial. Na HPP (História patológica pregressa) o paciente informou hipertensão sistêmica coronariopatia com pós operatório, apresentando 95% de obstrução de DA(descendente anterior) 90% lesão de terço proximal das diagonais. Ainda relatando um Histórico familiar cujo pai e mão são hipertensos.
Exames complementares: No exame coronariográfico foi apresentado lesões de 95% no inicio do terço médio de descendente anterior e lesão segmentar do terço proximal do primeiro ramo diagonal. Função diastólica de VE (ventrículo esquerdo) preservada. Na ausculta cardíaca apresentou ritmo cardíaco regular sem sopros com bolhas normofonéticas, com a palpação paciente relata dor na região do esterno.
Avaliação de capacidade funcional ventilatória – Manovacometria
PImax: -90cm H2O PEmax: 6 cm H2O
Teste de caminhada de 6 minutos:
Escala de borg antes do teste: moderadamente leve (3)
Esacala de EVA: (O)
FC antes: 56 bpm
Saturação de Oxigênio antes: 96%
PA antes: 110X80
Saturação mínima durante o teste: 93%
PA depois do teste: 130X80
Distância percorrida: 432m
Segundo o teste de caminhada:
Escala de borg: moderadamente leve (0,5)
Escala de EVA: 0
FC antes: 44 bpm
Saturação: 98%
PA: 130X80
FCmax durante o teste: 72
Saturação mínima durante o teste: 93%
PA depois do teste: 130X80
Distância percorrida:433m
Escala de Borg depois do teste: 5
Tratamento medicamentoso:
AS 100mg 1 por dia
Parados 50mg 2 por dia
Atemotol 20mg 2 por dia
Silvastadim 20mg 1 por dia
Objetivos fisioterapeuticos
Minimizar o quadro álgico da região do esterno, diminuir as aderências da cicatriz esternal, aumentar a expansibilidade torácica e recondicionamento cardiovascular.
Tratamento proposto
Alongamento de MMSS e da região de cervical, técnicas miofaciais em deslizamento profundo e massagem transversa profunda na região dos peitorais e cicatriz estrenal, incentivadores ventilatórios do tipo voldyne, treinamento aeróbico com 10m e bicicleta ergométrica com 70, 80% da FCmax.
2.2 RESENHAS CRÍTICAS
(Artigo 1)
Avaliação da intensidade de dor e da funcionalidade no pós-operatório recente de cirurgia cardíaca
Pain intensity and postoperative functional assessment after heart surgery
Juliana Bassalobre Carvalho BORGES1, Daniele Leandra Mengue de Paula FERREIRA2, Sebastião Marcos Ribeiro de CARVALHO3, Antonio Sérgio MARTINS4, Rubens Ramos ANDRADE4, Marcos Augusto de Moraes SILVA5
Os avanços tecnológicos tem proporcionado melhoria nos resultados do tratamento das doenças cardiovasculares, no entanto há necessidade de se conhecer a efetividade dessas intervenções. Na cirurgia cardíaca, a dor pós operatória é considerada um importante ponto para avaliar o prejuízo físico e psicológico do paciente. A recuperação está ligada a reabilitação. A fisioterapia tem sua eficácia estabelecida na literatura, principalmente em problemas respiratórios, sendo considerada essencial no período pós operatório.
...