Artigo Científico: Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários
Por: Kamila Santiago • 12/10/2020 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
DISCIPLINA: CINESIOLOGIA PROPEDÊUTICA
PROFESSOR: ALEXANDRE ROQUE
ALUNA: DÉBORA LÚCIA RODRIGUES CORDEIRO
MATRÍCULA: 600837153
Resenha Crítica - Artigo Científico: Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários.
Recife
2020
Os problemas de postura surgiram a mais tempo do que imaginamos e são mais comuns do que pensamos. O artigo a ser analisado no presente momento: “Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários” tem a finalidade de observar a incidência de alterações posturais da cintura escapular em adultos jovens.
A cintura escapular é uma estrutura anatômica comumente acometida por alterações posturais, já que é extremamente móvel.
Importante ressaltar que além das questões genéticas, as estruturas musculoesqueléticas podem sofrer alterações com a idade, costumes, tipo de trabalho, condições físicas do ambiente onde vive, alterações fisiológicas do próprio desenvolvimento humano.
Como o estudo foi realizado? 20 (vinte) universitários, sendo 10 (dez) mulheres e 10 (dez) homens entre 18 (dezoito) e 26 (vinte e seis) anos, foram submetidos a coleta de dados através de exame postural. Foram realizadas observações clínicas subjetivas, registro fotográfico, medidas de referência da escápula, testes de comprimento e de força musculares dos músculos envolvidos nas alterações encontradas durante a observação clínica subjetiva.
Como os dados foram analisados? Foi feita uma análise quantitativa, através da análise de frequência. E ainda, qualitativa, através da descrição dos mesmos. Ou seja, a pesquisa foi qualiquantitativa.
Quais foram os resultados? A totalidade dos universitários (100%) apresentaram pelo menos uma alteração postural da cintura escapular, sendo as mais comuns a protrusão de ombros, chegando a 90%; escápula alada, cerca de 45% e a escápula elevada, em um percentual de 75%. E ainda, também houve a verificação de alterações das propriedades de força ou comprimento musculares. Apenas não houve detecção para a rotação medial da escápula.
Importante ter em mente que os desvios da cintura escapular estão diretamente relacionados à herança humana, logo, é comum as pessoas apresentarem problemas nesta área.
Através do estudo, a conclusão foi que a cintura escapular dos indivíduos avaliados se mostrou sujeita a muitas alterações posturais, principalmente na protusão de ombros para ambos os sexos. Houve a confirmação de estudos semelhantes encontrados na literatura indicando a tendência à instabilidade desta estrutura.
O artigo referido é de extrema importância, visto que a cintura escapular está suscetível a lesões. Estudos confirmando a instabilidade da estrutura leva os profissionais a ter um atenção especial para a área.
Referências:
POLISSENI MLC, RESENDE CP, FAIÃO DR, FERREIRA MEC, FORTES LS. Avaliação postural e muscular da cintura escapular em adultos jovens, estudantes universitários. 2010.
...