Bioética: origens e conceitos
Resenha: Bioética: origens e conceitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarlosCarlosCarl • 10/11/2014 • Resenha • 242 Palavras (1 Páginas) • 371 Visualizações
A bioética: origem e suas concepções
O termo é o proveniente da confluência “bio” (do grego bíos, vida) e o vocábulo “ética” (deriva do latim éthica, que provém do grego éthikê. Dessa forma a Bioética é absolutamente a ética da vida, no seu processo mais amplo.Constitui “parte da Ética, ramos da filosofia, que enfoca as questões referentes à vida humana, segundo afirma Marco Segre em Definição da bioética e sua relação com a ética, deontologia e diceologia, p.23.
O vocábulo bioethic, pelo que se notícia, foi usado primordialmente em 1970, num artigo por Van Renssenlaer Potter. Neste mesmo momento, começou nos Estados Unidos; em seguida na Europa, em 1980; na Ásia em 1990; consequentemente nos países nomeados em desenvolvimento.
Podemos dizer também que a bioética resulta de um conjunto de idéias segundo a qual “não constituem automaticamente para humanidade em humanidade em geral, de tal modo que o que é tecnocientificamente possível não é ipso facto sempre bom nem necessariamente permissível, afirmam Gilbert Hottois e Marie Hélene Parizeau, Dicionário da bioética, p.62.
Atualmente a bioética é um assunto de pauta relevante em muitas discussões, fóruns, assembléias e no território acadêmico, ou seja, essa temática é consideravelmente abordada em diferentes setores de estudo, inclusive é também comum alguns equivocadamente idealizar o vocábulo “bioética” como uma nova designação para a ética moderna. À vista disso, porém, não está restringida exclusivamente aos problemas e encadeamentos morais concernentes às pesquisas científicas, principalmente nos campos da biologia e da biomedicina.
...