Dermato funcional
Por: Luis Souza • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.140 Palavras (9 Páginas) • 472 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA
CURSO DE FISIOTERAPIA
Bruna Candido Paes Souza
Guilherme Villar Artioli de Sousa
Leticia Dantas das Neves
Tais Marques da Silva
DERMATO FUNCIONAL
ARAÇATUBA
2015
Bruna Candido Paes Souza
Guilherme Villar Artioli de Sousa
Leticia Dantas das Neves
Tais Marques da Silva
DERMATO FUNCIONAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
ao curso de graduação em Fisioterapia do
Centro Universitário Central Paulista como
parte dos requisitos para a obtenção do título
de Bacharel em Fisioterapia.
Estudo aprovado pelo Comitê de Ética,
protocolo número ... .
Orientador(a):
ARAÇATUBA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
1.1 OBJETIVO GERAL.......................... 04
2 BASES MORFOLOGICAS E PATOLOGICAS 04
2.1 TRATAMENTOS FACIAIS 04
2.2 TRATAMENTOS CORPORAIS 06
3. CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
A definição de fisioterapia dada pelo Coffito – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional –, obtida no site oficial do órgão em 2004, diz: “Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano”. Apesar do campo de atuação do fisioterapeuta abranger ortopedia, cardiologia, respiratória, pediatria e estética, dentre outras, esta última área ainda é pouco reconhecida. Recentemente a especialidade fisioterapia estética teve a denominação substituída por fisioterapia dermato funcional, em uma tentativa de ampliar a área, conferindo-lhe a conotação de restauração de função, além da anteriormente sugerida, que era apenas de melhorar ou restaurar a aparência. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão de trabalhos sobre esse campo de atuação profissional, buscando melhor delimitação de conceitos e práticas. Dentre os estudos encontrados – mediante os descritores fisioterapia estética : tratamentos faciais e corporais
- OBJETIVO GERAL;
Estudar o movimento do ser humano em todas as situações, bem como forma de se expressar
e alcançar a plenitude de suas potencialidades. Assim se aplica um conceito básico da Fisioterapia; uma busca constante no conhecimento das reações do homem antes os estímulos corporais que recebe, sejam esses advindos de alterações patológicas ou seus resultados psíquicos e orgânicos.
- BASES MORFOLÓGICAS E PATOLÓGICAS
Nesse âmbito dermato-funcional, a fisioterapia pode atuar em diversas patologias, descritas a seguir:
2.1 Tratamentos Faciais
Pelling de Diamante
-É um tratamento que promove a renovação celular que devolve a elasticidade a pele. A abrasão e a esfoliação são controladas e estimulam a formação de colágeno, proteína natural da pele. O tratamento age de maneira suave e progressiva e pode ser usado em qualquer fototipo.
-A sessão pode durar de 20 a 40 minutos, dependendo da região a ser tratada.
-O número de sessões varia de caso a caso, mas em média, são necessárias de 10 a 20 sessões, por semana.
Peeling Químico
-É o uso de uma solução aplicada na pele, para renovar células mortas e promover a produção de novas, com remoção da pele em diferentes graus. Isso significa que haverá descamação e troca da pele. São classificados como: superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade que atingem na pele, sendo estabelecido pelo médico, conforme o tipo de pele e as expectativas do paciente. Indicado
para rejuvenescimento facial (suaviza rugas e aumenta a elasticidade da pele); acne facial; cicatriz de acne; hipercromias, manchas escuras no rosto (Cloasma e Melasma); e mãos com efélides (pintas).
-a sessão dura em media 30 minutos
-o numero de sessões depende de cada caso e da avaliação medica.
Drenagem Facial
- A drenagem linfática manual na face é indicada para melhorar o aspecto da pele, para renovar as células, para eliminar processos edematosos, patologia dermatológicas pré e pós operatório de cirurgias faciais reparadoras.
-a sessão dura de 20 a 30 minutos.
-pode ser realizada todos os dias, porém o recomendado são 3 vezes por semana.
Eletroestimulação Facial
-tratamento de tonificação muscular realizado através de um aparelho de eletroterapia capaz de promover a contração muscular, por meio de corrente elétrica, indicado em caso de flacidez, atrofia, e fadiga muscular e perda parcial de contração muscular, nos casos de cirurgias faciais. É indolor e eficaz tanto para homens como em mulheres porque respeita a fisiologia muscular e o seu metabolismo trabalhando as fibras vermelhas e brancas proporcionando resultados rápidos e altamente satisfatórios.
-a sessão pode durar de 30 a 50 minutos, dependendo da região e de cada caso.
-o número de sessões varia de caso a caso, mas em média, são necessárias de 10 sessões, 2 a 3 vezes por semana.
...