Fisoterapia tcc
Por: Erlaine Ribeiro • 9/4/2015 • Projeto de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 577 Visualizações
Metodologia
O objetivo deste trabalho é avaliar os benefícios da cinesioterapia respiratória e motora em paciente traqueostomizado, internado na enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis- Goiás. Será um estudo de caso único, paciente do sexo masculino com diagnóstico clínico de TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) e diagnóstico fisioterapêutico de hipersecreção, retenção de muco brônquico, desconforto respiratório e baixo condicionamento físico. Os critérios de inclusão é estar traqueostomizado com ventilação mecânica, ar ambiente ou em nebulização contínua, e apresentar hipersecreção brônquica; o de exclusão é apresentar alterações significativas na hemodinâmica, arritmias, ou saturação de oxigênio a 88%, durante a aplicação das técnicas para remoção de secreção, com uso de 15 l/min de oxigênio.
A coleta de dados será feita no referido hospital no período de setembro a outubro de 2015 onde o indivíduo será submetido a procedimentos de anamnese e tratamento fisioterapêutico, avaliado em dois momentos, antes e logo após a aplicação das intervenções, dentro do tempo estipulado de tratamento de cinqüenta minutos por dois dias na semana.
O individuo será submetido ao mesmo procedimento de anamnese e tratamento fisioterapêutico durante os dias estipulados do tratamento. As escalas utilizadas serão testadas pré e pós atendimento, para que assim seja possível mensurar a melhora e prognóstico do paciente.
Este estudo de caso tem o enfoque qualitativo que apresenta as seguintes características: o pesquisador é o instrumento-chave, o ambiente é a fonte direta dos dados, não requer o uso de técnicas e métodos estatísticos, têm caráter descritivo, o resultado não é o foco da abordagem, mas sim o processo e seu significado, ou seja, o principal objetivo é a interpretação do fenômeno objeto de estudo (SILVA; MENEZES, 2005). A abordagem qualitativa centra-se na identificação das características de situações, eventos e organizações (LLEWELLYN; NORTHCOTT, 2007).
O paciente será submetido aos protocolos de fisioterapia motora e respiratória, e monitorado com embasamento nos seguintes objetivos de teste: Escala de força muscular de Kendall, Escala de fadiga e dispnéia de Borg e Teste de levante e ande realizados em dois momentos, antes e logo após a aplicação das intervenções de tratamento fisioterpeuticas, as quais serão realizadas de forma igual no decorrer do período de colheita de para não ocorrer diferença entre um dia e outro.
(Agora colocar citações das escalas como elas são testadas)
Os grupos musculares que serão testados são os isquiotibiais, quadríceps, bíceps e tríceps braquiais.
(Depois colocar sobre as condutas de tratamento fisioterapêutico)
...