CÉLULAS DO TECIDO CARTILAGINOSO
Por: Thaysegeroncio • 13/9/2015 • Projeto de pesquisa • 724 Palavras (3 Páginas) • 683 Visualizações
- Células do tecido cartilaginoso
Condrócitos: são células mais velhas, possui forma circular que secretam matriz extra celular;trabalham lentamente, daí a pouca presença de organelas e proteínas.
Condroblástos:são células jovens que ainda n foram envolvidas pela matriz extracelular, possui complexo de golgi e ret. Endoplasmático rugoso bastante envolvido.
- Formação do tecido cartilaginoso à partir do mesênquima.
Os esboços de cartilagem surgem no mesênquima, a primeira modificação observada é o arredondamento das células mesenquimais, que retraem seus prolongamentos e multiplicam-se rapidamente formando aglomerados.
- Tipos de Tecido cartilaginoso
Cartilagem hialina: é a mais comum, seu organismo possui fibrilas delicadas de colágeno tipo II, é responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, sendo responsável pelo crescimento do osso. Nos adultos está presente na traquéia, parede das fossas nasais, brônquios.
Cartilagem elástica: possui escassez de fibrilas de colágeno tipo II e uma grande quantidade de fibras elásticas, encontradas no pavilhão auditivo externo, na trompa de eustáquio, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe.
Cartilagem fibrosa: possui matriz formada por fibas de colágeno tipo I. Encontrada nos discos intervertebrais nos pontos de inserção de alguns tendões.
- Crescimento do tecido cartilaginoso.
Intersticial: consiste em divisões mitóticas de condrócitos e a secreção de nova matriz entre as células filhas levam a uma expansão da cartilagem, formando uma nova cartilagem.
Oposicional: a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré existente.
- Funções desempenhadas pelo tecido ósseo.
Serve de suporte para as partes moles do corpo, protege órgãos vitais, aloja e protege a medula óssea, proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis.
- Células do tecido ósseo e suas funções.
Osteócitos: estabelecer contato através de junções comunicantes, por onde podem passar pequenas moléculas e íons de um osteócito para o outro.
Osteoblastos: são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea.
Osteoclástos: são responsáveis pela destruição do osso.
- Processo de reabsorção ÓSSEA.
É a troca natural de osteoclástos por osteoblastos. Na reabsorção óssea, os osteoclástos precisam ser fagocitados para que o organismo substitua-os naturalmente por osteoblastos e o que não dá para aproveitar dessas células fagocitadas é excretado pel organismo.
- Caracterize parte orgânica e inorgânica da matriz do tecido ósseo.
Orgânica: Representa a flexibilidade do osso. É composta em sua grande parte por colágeno tipo I.
Inorgânica: Representa a rigidez e a resistência do osso. É composto basicamente por íons de fosfato e cálcio.
- Importância do Periósteo e do endósteo para o tecido ósseo. Dê a localização e caracterize.
Periósteo: possui células capazes de se transformarem em osteoblastos. É a região do osso por onde corre vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios localizados na superfície externa do osso. É constituído por tecido conjuntivo denso modelado que possui fibroblastos e fibras colágenas dispostas paralelamente entre si e paralelamente à superfície do osso.
...