TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução sobre Dor

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução
Nos dias de hoje, ha um grande conhecimentos baseado em cima estudos, quando a relação envolve disturbios patologicos e trabalho, estes mesmos conhecimetos são amplamente divuldados atrasvez de diversos meios e de facil acesso, mas mesmo assim encontramos posturas incompativeis com a saude dos trabalhadores, que violentam seus limitis fisicos e psicologicos, tais como: estabelecimento de metas e produtividade elevada, aumento da jornada, monotonia, permanência por longos períodos na mesma postura, mobiliário e equipamentos desconfortáveis, movimentação repetitiva, entre muitos outros.
Observamos que distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho(DORT), e a lesão por esforço repetitivo (LER), acometem divergentes classes e categorias de profissionais, alguns deles são: digitadores, bancários, telefonistas, operadores de telemarketing, operadores de caixa, programadores, operários de linhas de montagem, auxiliares de enfermagem, dentistas, costureiras, cabelereiros...

Definição
DORT- Uma “síndrome clínica” caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não por alterações objetivas e que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho.

LER- Resultado dos desequilíbrios entre as exigências das tarefas e as margens deixadas pela organização do trabalho para que o trabalhador, na realização de suas tarefas, mobilize as suas capacidades dentro das suas possibilidades.

A execulção de movimentos, em uma frequencia elevada associada a uma postura ergonomica erronia, podem causar lesões de estruturas do sistema tendíneo, muscular, articular e ligamentar. podendo assim desencadear em patologias com:  tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias...

Sindrome do Tuneo do Carpo e Limitações Funcionais
O túnel do carpo é um canal que se localiza ao nível do punho e formado em sua base pelos ossos do carpo, e na sua parte superior ou teto, por ligamento denominado ligamento transverso do carpo. É através dele que passa o nervo mediano, que é responsável pela inervação do polegar , do indicador , do dedo médio e da face interna do anular.
Por ser o Túnel do Carpo anatomicamente formado por um assoalho com os ossos do carpo e também pelo ligamento transverso do carpo, qualquer aumento de volume de alguma das estruturas que passam através dele pode desenvolver um sintoma  de compressão do nervo mediano. Os tendões são estruturas envolvidas por uma membrana sinovial, a qual produz o líquido sinovial que tem como sua função básica nutrição e lubrificação, e que qualquer estímulo anormal sistêmico ou localizado quer seja infeccioso, hormonal, metabólico, traumático, tumoral, medicamentoso e imunológico pode fazer com que tenha uma maior produção de líquido sinovial, quando ocorre, um aumento de volume das estruturas que passam pelo canal do carpo, causam a compressão do Nervo Mediano.
A Síndrome do Túnel do Carpo é  uma das síndromes onde os MMSS são compressivos, passam de 100 cuasas que desencadeiam desta alteração. A sintomatologia que decorre da Síndrome do Túnel do Carpo e está relacionada ao grau da compressão, podendo ocasionar sintomas sensitivos, motores ou ambos.  O principal sintoma é a parestesia que da a sensação de formigamento, dormência, ela se manifesta mais à noite e ocorre principalmente na área de enervação do nervo mediano.
Quando a síndrome  se evolui ela pode dificultar a manipulação de estruturas pequenas e executar tarefas simples como costurar, escrever ou simplesmente segurar uma xicara de café. O diagnostico deve ser relatado ao paciete apos ser realizados testes, como o o teste de Phalen que consiste em flexionar o punho e mante-lo fletido durante 1 mimuto, assim se ouver compressão do nervo os sintomas irão piorar, e o teste de Tinel, onde deve-se percurtir o nervo mediano, se ele estiver comprometido a sensção é de choque e formigamento. Para um diagnostico completo deve-se solicitar eletroneuromiografia.
O tratamento para essa sindrome deve levar em conta principalmente a gravidade da doença, sendo de risco leve deve-se indicar o uso de anti-flamatórios e colocação de órtese no pulso para imobilizá-lo, se caso não houver melhora deve-se aplicar cotisona no canal do carpo. Se após os tratamentamentos citados não houver resultados satisfatórios opta-se por cirurgia. Após o tratamento recomenda-se evitar movimentos com flexo-extensão do punho, se ocorrer forigamento nas mãos deve-se procurar um médico, pois as neuropatias compressivas podem ser causadas por alterações dos hormônios da tireóide e doenças como diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com