TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relatório Final UBS

Por:   •  21/1/2025  •  Relatório de pesquisa  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIMETROCAMP WYDEN CURSO DE FISIOTERAPIA

Ana Júlia da Silva Moraes

Camila de Paula Pereira

Gabrielle Lino Merencio

Gustavo de Oliveira

Luiza de Lima

Rafaela Gomes Araujo

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE PÚBLICA

CAMPINAS – SP 2024

Ana Júlia da Silva Moraes

Camila de Paula Pereira

Gabrielle Lino Merencio

Gustavo de Oliveira

Luiza de Lima

Rafaela Gomes Araujo

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE PÚBLICA

Relatório final de estágio supervisionado de fisioterapia em saúde pública, apresentado ao curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden, sob a supervisão e orientação da Profa. MS. Klefour Rodrigues Nunes.

CAMPINAS – SP 2024

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OBJETIVO.        5
  1. OBJETIVO GERAL        5
  2. OBJETIVO ESPECÍFICO.        5
  1. DESENVOLVIMENTO.        6
  1. LOCAL DE ESTÁGIO.        6
  2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO.        7
  1. ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO.        7
  2. PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS.        8
  3. PARTICIPAÇÃO EM SALA DE ESPERA.        10
  4. ATENDIMENTO AMBULATORIAL INDIVIDUALIZADO.        11
  5. VISITAS DOMICILIARES.        11
  6. PROJETOS.................................................................................................................11
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        12
  2. REFERÊNCIAS.        13
  3. ANEXOS.        14

  1. INTRODUÇÃO

No contexto pós-Segunda Guerra Mundial, a então recém-criada Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, no dia 7 de abril de 1948, em sua carta de princípios, o conceito de saúde como sendo “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Esse conceito tem sido utilizado até os dias atuais, porém com certa crítica à sua subjetividade, idealização e intangibilidade (VICENTINE et al, 2020. Fisioterapia & Atenção Primária à Saúde).

Sendo assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de cobertura a saúde da população de uma país no mundo, oferecendo acesso universal à serviços e ações de saúde em todos os níveis de atenção, sendo orientado pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. É considerado uma referência no que diz respeito ao comprometimento de uma nação com a universalidade em saúde e gestão pública e a sua estruturação e os resultados obtidos na atenção à saúde dos brasileiros são internacionalmente reconhecidos (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2018).

Dessa forma, foram estabelecidos três princípios para atendimento do SUS, a universalidade (todos os cidadãos possuem acesso a qualquer serviço de saúde, sem nenhum tipo de descriminação); a integralidade (fornecimento completo à serviços de saúde, ou seja, promoção em saúde, prevenção e tratamento); a equidade (visa reduzir desigualdades regionais e sociais ao acesso da saúde, consequentemente proporcionando mais recursos para a população necessitada)-  (MDS, 2023).

Já a Atenção Primária à Saúde (APS), é o nível inicial de atendimento e a principal via de acesso dos indivíduos ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, a APS atua como um mecanismo de triagem que organiza o encaminhamento de pacientes para os diversos serviços disponíveis na rede de saúde, desde os mais simples até os mais complexos (ROCHA et al, 2020. Fisioterapia & Atenção Primária à Saúde).

Em decorrência disso, os níveis de prevenção em saúde são uma estrutura que ajuda a entender e aplicar estratégias para prevenir doenças e promover a saúde em diferentes estágios da vida e em várias condições de saúde.

Atenção primária: Pode ser definida como a fase preventiva, ou seja, esse nível de prevenção atua antes do início do processo patológico, visando remover causas e fatores de risco antes que ocorra o adoecimento. Sendo assim, divididas em níveis de promoção da saúde e a proteção específica, consequentemente contemplando o período pré-patogênico e ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Logo, suas estratégias incluem intervenções destinadas a eliminar ou reduzir fatores de risco conhecidos e promover hábitos saudáveis. Como por exemplo campanhas de vacinação, programas de educação em saúde, promoção de estilos de vida saudáveis, como dieta equilibrada e exercícios físicos, e políticas de controle de tabagismo. Esse nível de atenção é fundamental para a sociedade, contribuindo para evitar o adoecimento e reduzir os custos com tratamentos médicos (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2018).

Atenção secundária: A contrário do nível primário, aqui a doença já se manifestou, mas ainda em fase inicial.  A prevenção secundária é essencial, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para o êxito de tratamentos de várias doenças. Sendo assim, divididas em níveis de diagnóstico precoce e limitação da incapacidade, consequentemente seu foco é identificar e confirmar diagnósticos, bem como impedir a progressão da doença ou seu agravamento. Resultando na promoção de uma melhor evolução clínica por meio de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Logo, suas estratégias incluem exames de rastreamento, testes diagnósticos e tratamento precoce. Como por exemplo, mamografias para detecção precoce de câncer de mama, exames de sangue para detecção precoce de diabetes e triagem de câncer colorretal (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (907.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com