O Artigo de Pesquisa
Por: Rafael Almeida • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
- O perfil epidemiológico do Brasil distingue-se do de países avançados pela presença dos “problemas persistentes”, incluindo doenças tropicais, e também distingue-se do perfil de países mais pobres pela presença das “epidemias emergentes”, envolvendo doenças não-transmissíveis. Cite quais são os três estágios na evolução dos padrões de doenças:
1- estágio marcado por doenças infecciosas associadas à pobreza, má nutrição, falta de saneamento etc.;
2- doenças degenerativas como doenças cardíacas e câncer;
3- problemas derivados de poluição ambiental e problemas em famílias, comucomunidades e locais de trabalho que levam à violência, abusam de drogas, alcoolismo etc.
- Fala sobre os dois problemas iniciais encontrados nas “trajetórias tecnológicas”.
Em primeiro lugar, certos avanços na área de medicamentos (forte candidato, como vimos, a substituir cirurgias) podem levar a viabilização de novos tipos de cirurgia e procedimentos caros. Em segundo lugar, importante observar os fatores que governam a oferta de inovações médicas, como insistem Gelijns & Rosenberg (1995). Nesse ponto, limitações do conhecimento científico são muitas vezes enormes. No sistema de inovação do setor saúde, fortemente baseado na ciência, limitações no desenvolvimento científico podem tornar a oferta de inovações praticamente inelástica por alguns períodos de tempo.
- O que sugere o termo “desvio ascendente” ?
Diz que há outros fatores operando entre o crescimento econômico e a saúde. Como o Relatório do Banco Mundial (1993) sintetiza, as “lições do passado” sobre a queda da mortalidade indicam que três fatores contribuem para explicar as quedas de mortalidade:
- aumento da renda per capita; b) avanços na tecnologia médica; c) o desenvolvimento da saúde pública e disseminação de conhecimentos.
- Do que se distingui-se o perfil epidemiológico do Brasil para os países avançados ?
O perfil epidemiológico do Brasil distingue-se do de países avançados pela presença dos “problemas persistentes”, incluindo doenças tropicais, e também distingue-se do perfil de países mais pobres pela presença das “epidemias emergentes”, envolvendo doenças não-transmissívei.
- Como pode ser atestada a importância do setor de saúde ?
A importância do setor saúde no sistema de inovação brasileiro pode ser atestada tanto pela observação das raízes históricas como das realizações recentes.
- Do que a deve ser capaz a capacitação cientifica e tecnológica?
Enfim, a capacitação científica e tecnológica em saúde deve ser capaz de responder ao “mosaico epidemiológico” existente no país. Essas políticas ativas podem contribuir para que o setor saúde deixe a sua marca no sistema de inovação brasileiro, viabilizando uma construção combinada de um sistema de inovação e de um sistema de bem-estar social.
...