O Resumo de Reumatologia
Por: Francielly Chaves • 7/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 640 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Introdução
O que é a fibromialgia ?
A fibromialgia foi descoberta em 1972 , antigamente era chamada de fibrosite, fibromiosite ou reumatismo muscular. É uma síndrome dolorosa reumática e crônica, de etiologia desconhecida, de origem não inflamatória e caracterizada por dores musculares difusas, distúrbios de sono e pela presença de tender points.
Na maioria dos casos a dor começa em um ponto específico do corpo e logo depois se espalha para o restante, o que causa fadiga.
Causas
As causas dessa síndrome são desconhecidas, mas existem vários fatores que podem contribuir para seu surgimento, como:
- Fatores genéticos: a fibromialgia pode ser recorrente em muitas pessoas de uma mesma família, gerando assim uma possibilidade de mutação genética causadora da síndrome;
- Distúrbios do sono;
- Sedentarismo;
- Ansiedade e depressão tem uma grande possibilidade de estarem ligados a síndrome.
- Trauma emocional ou físico.
Incidência e fatores de risco
- Incidência
De acordo com estudos internacionais, a fibromialgia atinge de 7 a 9% da população mundial. A população brasileira é afetada em média por 3% e 95% dos pacientes atingidos são do sexo feminino , especialmente numa faixa etária entre 34 e 60 anos , e geralmente com um histórico familiar da síndrome.
- Fatores de risco
Geralmente acontece de 8 a 10 vezes mais em mulheres do que em homens.
Mulheres que possuem a fibromialgia no histórico familiar, são mais vulneráveis do que as pessoas que não possuem, pois acredita-se que essa alteração é genética.
Pessoas que possuem doenças reumáticas como: Artrite reumatoide e lúpus eritematoso são bem mais propensas a desenvolver a síndrome.
Sintomas
- Dor generalizada;
- Dor de cabeça ou enxaqueca muito recorrente;
- Rigidez;
- Palpitação, enjoo;
- Dispneia;
- Depressão e ansiedade;
- Fenomeno de Renault ( Ocorre por conta da vasculite).
- Redução da capacidade de se exercitar.
Pontos de dor da fibromialgia
As dores atingem principalmente o siste ma musculoesquelético do paciente , contendo 18 pontos de dor, sendo 9 de cada lado ( Conhecido como tender points).
[pic 1]
Complexidade das manifestações
O único especialista que pode realizar o diagnóstico da fibromialgia é o reumatologista, e o tratamento não é somente fisioterapêutico, também esta associado ao tratamento clínico.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito clinicamente, não existe nenhum exame de imagem ou teste laboratorial que possam realizar o diagnóstico, porém o médico pode solicitar exame de sangue para descartas outras doenças que tenham sintomas parecidos ao da síndrome.
Tratamento
Existem dois tipos de tratamento para a fibromialgia, o medicamentoso e o não medicamentoso.
...