POSIÇÕES ANATÔMICAS, CORTES E TERMOS DE POSIÇÃO, DIREÇÃO E MOVIMENTO
Por: Andressa Campos • 10/9/2017 • Trabalho acadêmico • 645 Palavras (3 Páginas) • 1.021 Visualizações
POSIÇÕES ANATÔMICAS, CORTES E TERMOS DE POSIÇÃO, DIREÇÃO E MOVIMENTO
A posição anatômica serve para ajudar na localização e na classificação das partes e regiões do corpo, além de auxiliar a compreensão de como este se movimenta, a sua postura e a sua comparação com as demais partes do organismo. Com isso, estudiosos anatomistas padronizaram uma descrição, levando em conta que o corpo estivesse sempre numa mesma posição: a posição anatômica, que consiste no indivíduo em postura ereta (ortostática), ambos os pés e mãos voltados para frente e olhos ao horizonte. Levando em consideração as posições do corpo, se ele estiver deitado com a face voltada para baixo, estará em posição de pronação, assim como se estiver com a face para cima, estará em posição de supinação.
Os termos de posição são usados para identificar a direção e se refere à frente do corpo (região anterior/ventral), a parte de trás (região posterior/dorsal), a parte superior é a parte da cabeça e a parte inferior ou caudal se refere à parte mais afastada da cabeça.
Além dos termos de posição, existem outros termos adicionais aos termos de direção e são estes:
- Cervical: refere-se a região do pescoço
- Torácica: refere-se a parte do corpo que compreende do pescoço até o abdômen.
- Lombar: região dorsal entre o tórax e pelve
- Sacral: região inferior do tronco, acima das nádegas.
- Plantar: sola do pé
- Palmar: face anterior da mão
- Axilar: parte que une o membro superior (braço) ao tórax
- Virilha: junção da coxa e parede abdominal
- Braço: seguimento do membro superior entre cotovelo e ombro
- Antebraço: seguimento superior entre o pulso e o cotovelo
- Coxa: seguimento inferior entre o joelho e quadril
- Perna: seguimento inferior entre joelho
[pic 1]
A região abdominal é dividida em nove regiões, conforme mostrado na figura acima. Primeiro são divididos os planos verticais, que passaram pela linha clavicular, seguindo por dois planos horizontais que passam pela caixa torácica e parte superior do quadril. Essas regiões recebem as seguintes denominações: região hipocondríaca direita e esquerda, região epigástrica, regiões laterais direita e esquerda, região umbilical, regiões ignais direita e esquerda e região púbica ou hipogástrica.
Usualmente, costuma-se dividir a cavidade abdominal em quatro quadrantes: o quadrante superior direito, o quadrante superior esquerdo, quadrante inferior direito e quadrante inferior esquerdo.
Para uma melhor compreensão da anatomia, é comum visualizar o corpo seccionado por seguimentos ou planos de referencia, que são:
- Plano sagital: secção longitudinal que divide o corpo em lado direito e lado esquerdo. Caso essa divisão passe pela linha mediana, denomina-se plano sagital mediano, referindo a uma divisão igual e secção sagital paramediana quando o abdôme é dividido em porções desiguais.
- Plano frontal: Forma um ângulo reto com o plano sagital e divide o corpo em regiões anterior (frente) e posterior (atrás).
- Plano transverso: divide o corpo e suas porções em região superior e inferior.
O corpo possui duas cavidades e são estas:
- Cavidade dorsal (ou posterior): possui duas subdivisões, a cavidade craniana que aloja todo o sistema nervoso central (SNC) e a cavidade espinhal ou vertebral, que engloba a medula espinal.
- Cavidade ventral: também possui duas subdivisões que são separadas pelo músculo diafragma, e são denominadas cavidade torácica (superior), cavidade abdomino-pélvica (inferior). Na cavidade torácica existem também a cavidade pericárdica, onde fica alojado o coração e a cavidade plaural, onde se localizam os pulmões. Entre os dois localiza-se o mediastino.
[pic 2]
...