RESUMO: TÉCNICAS DE ELETROTERAPIA, TERMOTERAPIA E MASSOTERAPIA
Por: mmveiga • 11/5/2022 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
RESUMO
TÉCNICAS DE ELETROTERAPIA, FOTOTERAPIA E MASSOTERAPIA
SUMÁRIO
ELETROTERAPIA 3
TERMOTERAPIA 3
MASSOTERAPIA 4
REFERÊNCIAS 5
ELETROTERAPIA
A eletroterapia consiste na condução de correntes elétricas de baixa intensidade utilizando o corpo humano como elemento condutor. Para essa técnica, considera-se alguns parâmetros como intensidade, voltagem, potência e condutividade (AMORIM; ANDRADE, 2020). Alguns exemplos de corrente utilizadas são: estimulação elétrica transcutânea (Tens), estimulação elétrica funcional (FES) e corrente russa.
Segundo Cunha e Lucato (2018), a corrente Tens atua sobre fibras nervosas aferentes, na modulação inibitória segmentar e no sistema nervoso central. Esta atuação estimula a liberação de substâncias, como a endorfina, que traz um efeito analgésico no local da aplicação da corrente.
Já a corrente FES é uma técnica de estimulação elétrica dos neurônios motores por meio de corrente de baixa frequência com objetivo de produzir uma contração muscular específica (CUNHA; LUCATO, 2018).
A corrente russa, segundo descrito por Amorim e Andrade (2020), é um estimulador elétrico que atua diretamente sobre os nervos motores, induzindo a uma série de contrações musculares intensas e sincronizadas. Esta estimulação atua sobre o ganho de força muscular.
TERMOTERAPIA
A termoterapia consiste na alteração da temperatura corporal a fim de gerar respostas fisiológicas, terapêuticas e/ou estéticas no corpo do paciente (AMORIM; ANDRADE, 2020). Essa alteração de temperatura pode ser feita com utilização de calor ou de frio.
Para Cunha e Lucato (2018), a termoterapia que utiliza calor promove vasodilatação, relaxamento muscular, melhora do metabolismo e circulação local, redução de inflamações e alívio de espasmos musculares. Estas características promovem analgesia local, proporcionando bem-estar ao paciente.
Dentro das técnicas que utilizam o frio encontra-se a crioterapia, que consiste na utilização de gelo para reduzir o metabolismo local do corpo, diminuindo a necessidade de oxigênio pelas células da região, tendo como principal função a analgesia e redução de processos inflamatórios (AMORIM; ANDRADE, 2020).
MASSOTERAPIA
Este recurso terapêutico utiliza as mãos como ferramenta: o toque terapêutico. O objetivo é mobilizar e manipular os tecidos superficiais e profundos, os segmentos articulares, os músculos, os órgãos e as vísceras estimulando a circulação sanguínea e a mobilidade dos tecidos.
Segundo Cunha e Lucato (2018), a massoterapia consiste na estimulação mecânica dos tecidos e dos receptores sensoriais, trazendo sensação de prazer e bem-estar, alívio de tensão sobre os músculos, relaxamento muscular e alívio da dor. Os autores também ressaltam que esta técnica não deve ser aplicada em cirurgias abertas, lesões de pele e pontos cirúrgicos.
Algumas técnicas aplicadas na massoterapia são: deslizamento (superficial e profundo), amassamento, fricção, vibração e percussão.
Segundo Cardoso (2020), o deslizamento é feito de forma lenta, com pressão crescente e na direção do fluxo venoso e linfático, com a finalidade de estimular o fluxo sanguíneo e linfático, induzindo ao relaxamento. Segundo a mesma autora, o amassamento consiste em uma firme pressão aplicada aos tecidos, procurando mobilizar não somente os tecidos subcutâneos, mas também o tecido muscular em si. Esta técnica propicia um retorno de sangue e oxigênio nos tecidos.
...