Saneamento basico
Por: vital7119 • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
SANEAMENTO BÁSICO
É de grande importância os serviços de saneamento básico, a sua não aplicação gera prejuízos à saúde pública. Quando a água não recebe o tratamento adequado, o prejuízo é enorme e muitas vezes irreparável, com a perda de muitas vidas, principalmente de crianças.
Dentre os principais motores de desenvolvimento humano, o saneamento básico é um dos que menos avançou nos últimos anos, sua melhora está intimamente ligada à qualidade de vida da população e indiretamente ligada à manutenção da atividade econômica. É natural supor que quanto maior o número de pessoas com acesso ao serviço de água e esgoto, menor o risco de contração de doenças, e quanto menos doentes, mais produtivas serão as pessoas, faltando menos ao trabalho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem 3,6 milhões de famílias sem agua tratada (2%) e 9,1 milhões de moradias sem esgoto sanitário.
O maior problema é que desse total de casas sem esgoto, a maioria absoluta (91,2%) concentra-se nos municípios com até 50 mil habitantes. Dos 5.507 municípios brasileiros, 5.027 não o têm ou têm saneamento apenas em alguns bairros, muitos estão na lista dos municípios mais pobres atendidos pelos programas da Comunidade Solidária. Cidades como Vinhedo, Curitiba, Santos, Franca, Jundiaí e Uberlândia, são casos de sucesso e exemplos positivos de gestão em saneamento básico, pois atendem 100% de sua população com abastecimento de água.
O custo para universalizar o acesso aos 4 serviços de saneamento (água, esgoto, resíduos e drenagem), é de R$508 bilhões, no período de 2014 a 2033 conforme informação do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB).
A diarreia é a doença que mais aflige atualmente a humanidade. A universalização dos serviços de saneamento em São Paulo poderia reduzir em mais de 46.000 os casos de diarreia, e ano após ano seria possível economizar R$8,7 Milhões com redução de gastos com medicamentos e aumento da produtividade.
Duas ações são fundamentais: implantar sistemas completos de esgotamento sanitário e proteger os mananciais, conservando e preservando as bacias hidrográficas. É claro que tudo isso deve vir precedido de planejamento para rápida elaboração de bons projetos, obras bem executadas e da existência de entidades capacitadas para fazer a gestão dos serviços.
É preciso maior atuação da mídia, para que a população tenha mais interesse em receber informação sobre o tema, como funciona, conceitos, impactos, direitos e deveres, ações realizadas e desempenho das Prefeituras.
Parcerias entre governos e escolas para uma educação mais efetiva, maior atuação da administração pública, reconhecendo a importância da universalização dos serviços de saneamento, mostrando como pode economizar verba pública, principalmente na área da saúde.
Criar parcerias e desenvolver ferramentas de avaliação dos serviços para garantir uma melhor atuação das prefeituras. Por isso as palavras de ordem são: preservar e promover. Preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento justo, permitindo a melhor qualidade de vida sob todos os aspectos.
...