Ventilação Mecânica Invasiva
Por: CAROLKS5 • 30/10/2022 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Ventilação mecânica Invasiva
A ventilação mecânica teve inicio em 1928, dada como pulmão de aço, em que o paciente ficava com o corpo inteiro dentro da câmara, apenas com a cabeça para fora, recebendo assim uma pressão negativa. O pulmão de aço trouxe diversas complicações tanto mecânica como respiratória, originando a traqueostomia, com reanimador manual e evoluiu durante a epidemia para ventilador mecânico com pressão positiva.
As fases do ciclo ventilatório são: Fase inspiratória- ventiladorrealiza a insuflação pulmonar, válvula inspiratória está aberta; Ciclagem- Transição entre fase inspiratória e fase expiratória, fecha a válvula inspiratória e abre a válvula expiratória; Fase Expiratória-Após o fechamento da válvula inspiratória e abertura da válvula expiratória, pressão se equilibra com pressão expiratória final determinada no ventilador; Fase Disparo-termino da expiração e ocorre o disparo, abre válvula inspiratória, iniciando uma nova fase.
A janela de tempo é a soma do tempo de inspiração e tempo de expiração, relacionado a frequência respiratória do paciente, quantos segundos aconteceu o ciclo. ( tempo de abertura da válvula inspiratória até abertura da válvula expiratória.
O modo controlado, o terapeuta faz o ajuste do ventilador, sem participação do paciente, onde há o ajuste de volume e pressão. Volume gera pressão, pressão gera volume.
No modo assistido controlado, há o ajuste da sensibilidade do ventilador, paciente faz o disparo do ventilador, mas ele continua ciclando.
Modo SIMV ( Ventilação Mandatória Intermitente Sincronizada), é quando o ventilador permite que o disparo dos ciclos mandatórios ocorra em sincronia com a pressão negativa ou fluxo positivo realizado pelo paciente.
O modo PSV (pressão suporte), é um modo de ventilação espontânea, ou seja, o disparo é ciclado pelo paciente, em que ventilador assiste a ventilação através da manutenção de um a pressão positiva.
Auto peep, é um fenômeno de aprisionamento de ar, que ocorre devido uma expiração incompleta, isso pode causar aumento da pressão alveolar. Pode gerar cansaço desnecessário e desequilíbrio hemodinâmico.
Pressão de pico, é a máxima pressão que o ventilador verifica, se chegar a 35 pode gerar uma lesão. Já a pressão platô, é a pausa do ventilador, que só surge na curva pressão-tempo após a indução de uma pausa inspiratória pelo ventilador de modo controlado.
Driving pressure, é a relação entre o volume corrente e complacência estática do sistema respiratório.
...