Ética do Fisioterapeuta
Por: m2a4r710 • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 531 Visualizações
Ética do fisioterapeuta e objetivos das ciências sociais
Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de um profissional. Este acordo está relacionado com a ciência humana, já que ele muitas vezes está vinculado com a ética, ou seja, com a forma que o profissional deve agir em seu trabalho.
Código de ética profissional de fisioterapia e terapia é repleto de artigos que garantem o direito e o dever dos fisioterapeutas. Alguns destes artigos estão relacionados com o objetivo da ciência humana. Entre eles podemos citar Art. 3º. “A responsabilidade do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional, por erro cometido em sua atuação profissional, não é diminuída, mesmo quando cometido o erro na coletividade de uma instituição ou de uma equipe.” Esse artigo está relacionado com ciências humanas já que ao cometer um erro de diagnostico involuntariamente por falta de atenção, o fisioterapeuta demonstra formação falha de natureza humanística.
Outro exemplo seria o Art. 7º que diz “Que é dever do fisioterapeuta respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato em que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano”. Assim o profissional que nunca refletiu sobre temas filosóficos, históricos, sociológicos e antropológicos, ou seja, sobre ciências humanas, possui uma enorme dificuldade em reconhecer-se no outro, tratando o semelhante com descaso e ausência de ética.
Por último podemos citar o Art. 21. “O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional participam de programas de assistência à comunidade, em âmbito nacional e internacional.”, que assim como a ciências humanas, busca atender a todos independente da cultura, religião ou condições financeiras.
...