As Bases em Voz
Por: Danielle Modesto • 25/3/2022 • Resenha • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
BASES EM VOZ
TENSORES
- TA (Ramo interno)
- CT
ADUTORES
- CAL + AA
- TA (Ramo externo)
ABDUTORES
- CAP
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
Dinâmica Respiratória
Repouso Inspiração 3x maior que Expiração [pic 1]
Fonação Expiração mais lenta[pic 2]
Durante a conversa:
Inadequada – superficial / invertida /ruidosa / uso do ar reserva
Adequada - costo-diafragmática / oronasal/ alternada / rápida / silenciosa / efetiva
Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA)
Equilíbrio de forças expiratória / mioelástica / articulatória
Emissão de Sons
A vogal /a/ é quem demonstra mais a disfonia.[pic 3]
Verificar:[pic 4]
Estabilidade
Flutuação
Bitonalidade[pic 5][pic 6]
Quebra de sonoridade
Forte ou fraca intensidade (loudness)
Alta ou Baixa altura (pitch)
Articulação
Uso do ar reserva
Emissão de Sons fricativos
/S/ = /Z/ = 15” a 25” (Normal)
/Z/ > /S/ > 3” Aumento da contração das PPVV
/Z/ < /S/ < 3” Baixa da coaptação das PPVV (Presença de fenda)
Relação S/Z
> ou = 1,2 Coaptação insuficiente das PPVV[pic 7]
< 1,2 Hipercoaptação das PPVV[pic 8]
Exemplo:
S = 5” Z = 10”
Z > S = 5” S/Z = 5/10 = 0,5 Aumento de contração (Hipercoaptação)
S = 10” Z = 5”
Z < S = 5” S/Z = 10/5 = 2 Baixa coaptação
Verificar a Habilidade Respiratória X Fala Encadeada
Contagem de 1 a 20 – Ex: contou até 5 em 3”
Dias da semana, meses do ano,
Cantar parabéns
Realizar depoimento
Ataque Vocal
Verificar a configuração glótica inicial
Isocrônico / Brusco / Aspirado
Altura Vocal
Fo – número de ciclos vibratórios por segundo (freqüência fundamental)
Homem – 80 a 150 Hz
Mulher – 150 a 250 Hz
Criança – Maior que 250 Hz
Picth – adequado/grave/agudo (freqüência da voz)
Observar sensação psicofísica relacionada a altura da voz
Usar tons agudos ativa o CT
Usar tons graves ativa o TA
Quanto mais vibra a prega vocal mais aguda é a voz
Quanto maior a freqüência mais aguda é a voz
Registro Vocal
Diversos modos de emitir os sons da tecitura.
[pic 9][pic 10][pic 11]
[pic 12]
Grave Agudo[pic 13][pic 14]
Basal – mais baixo (10 a 70 Hz) vocal fry
Modal – peito / misto / cabeça (+ agudo) (80 a 560 Hz)
Elevado – falsete (registro muito alto) / flauta (160 a 800 Hz)
Uso divergente de registro
Gama Tonal Habitual
Leque de tons
Variações da voz acima e abaixo da freqüência fundamental
- Normal
- Monoaltura
- Restrita (fala monótona)
- Excessiva (exagerada, excesso de ênfase)
- Repetitiva (fala de jogador de futebol; FHC)
Modulação
Capacidade perceptual
Observada no canto se há melhora nos tons: grave / médio / agudo
Intensidade Vocal
Sensação psicofísica que refere a intensidade vocal forte ou fraca
Loudness: adequada / aumentada / reduzida
Modulação: adequada / restrita / excessiva / repetitiva
Qualidade Vocal
Tipos:
Rouca (presença de ruído)
Áspera (rigidez de estrutura, dureza na voz)
Bitonal (tem 2 tons, mais comum na muda vocal)
Trêmula (mais comum em neurológicas e presbifônicas (no idoso))
Presbifônica (voz envelhecida)
Soprosa (mais ar do que som)
Sussurrada (extremamente soprosa)
Infantil (muito aguda, dengosa)
Feminilizada (muda vocal incompleta)
Gutural (voz na garganta)
Viril
Grau de alteração:
Discreta / Moderada / Severa
Verificar integração CORPO/VOZ e PERSONALIDADE/VOZ
Ressonância
- Laríngea (ex: Lula)
- Faríngea (ex: Rosicléia)
- Laringo-faríngea (tem um pouco mais de contração na laringe e faringe)
- Bucal / Oral (ex: Rogéria – travesti)
- Cul de Sac (ex: Maguila)
- Nasal: Hipernasal (ex: Roberto Carlos) / Hiponasal (ex: gripado) / Compensatória
Articulação
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