TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura da mama é dividida

Tese: A estrutura da mama é dividida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Tese  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  1.512 Visualizações

Página 1 de 8

MAMA

Definição:

A estrutura da mama é dividida em dois componentes funcionais: o componente epitelial (o sistema que produz leite) e o componente estrutural (o sistema do tecido gorduroso e ligamentos que suportam e protegem a estrutura das mamas).

O componente epitelial é composto de 15 a 25 lóbulos colocados em ordem ao redor do centro da mama.

Cada lóbulo contém aglomerados de lóbulos que lembram os cachos de uvas. Todos os lóbulos terminam em dezenas de pequenos bulbos produtores de leite. Todos os lóbulos se conectam a uma rede de dutos chamados de seios lactíferos, que carregam o leite para o bico do seio. O bico do seio é circulado pela auréola - o tecido circular escuro que coroa o bico externo da mama. Os seios lactíferos transportam o leite através do bico para fora da mama.

O componente estrutural da mama é compreendido principalmente de tecido gorduroso chamado de adiposo. Não existe músculo na mama real, mas existe uma série de músculos atrás e por baixo das mamas. Estes músculos trabalham em conjunto com um ligamento que se chama ligamento de Cooper e juntos agem como um sutiã natural, que suporta o peso das mamas na parte dianteira do corpo da mulher.

O tamanho e forma da mama de uma mulher é principalmente determinado pela hereditariedade. Outros fatores que podem afetar o tamanho das mamas

[pic]

Desenvolvimento:

A partir dos 11/12 anos

Localização:

* ventral

* 2º a 6º costelas

* margem esternal a linha axilar média

Relações musculares:

* 2/3 Peitoral Maior e menor

*1/3 Serratil anterior

* Espaço retromamário

[pic]

Morfologia externa:

* Papila mamária

*Aréola mamária

Morfologia interna:

- Glândulas mamárias

*lobo

*lóbulo

*alvéolo

- Ductos lactíferos

- Seio lactífero

- Ligamento Suspensor (De Cooper)

[pic]

Figura 01- Anatomia da Mama

Classificação da Mama

Mama Fibroglandular

*Densa

*Pós-puberdade até cerca de 30 anos de idade

*Pequena quantidade de tecido adiposo

Mama Fibrogordurosa

*Menos densa

*Tecido Adiposo=Tecido Fibroglandular, 50% de cada tecido.

*De 30 A 50 anos de idade

Mama Gordurosa

*Após a menopausa

*A partir de 50 anos de idade

*Atrofia nos tecidos musculares

*Grande quantidade de tecido adiposo

Forma e Suporte da Mama

As mamas variam em tamanho e forma. Sua aparencia externa não prevê sua anatomia interna ou seu potencial de lactancia. A forma da mama é largamente dependente do seu suporte, que provêm principalmente dos ligamentos de Cooper e do tecido torácico subjacente sobre o qual ela descansa. Cada mama adere em sua base à parede torácica por uma fáscia profunda, que cobre o músculo peitoral. A parte superior do tórax recebe algum apoio da pele que as reveste. Esta combinação de apoio anatômico é o que determina a forma dos seios. Em um pequeno grupo de mulheres, os ductos frontais são visíveis por não se misturarem com os tecidos que rodeiam.

A localização do mamilo em relação à dobra é conhecida como ptose, no qual a mama cai de tal maneira sobre o peito de modo que o mamilo passa sobre a dobra inframamária. Em alguns casos, todo o conjunto mamilo-aréola pode eventualmente chegar a cair até o nível do umbigo. A distância entre a parte superior do mamilo e a base do esterno em um seio jovem, tem média de 21 cm e é uma medida antropometrica usada para determinar a simetria e a ptose mamária.

Doenças

Câncer de mama – É quando as células passam a dividir e reproduzir muito rápido de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.

Fatores de risco e proteção da mama.

Idade: o câncer é mais comum em mulheres de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter. Mulheres de 20 anos raramente têm.

Exposição excessiva de hormônios:

• Terapia de reposição hormonal(usado para combater sintomas da menopausa) que contenham hormônios femininos estrogênio e progesterona aumentam o risco de cancer da mama.

• Anticoncepcional oral (pílula) tomando por muito tempo pode aumentar o risco.

• Retirada de ovários cirurgicamente diminiu o risco de desenvolver o câncer de mama, porque diminui a produção de estrogênio.(menopausa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com