ABORDAGEM EM UMA CONSULTA COM MADALENA SOBRE O USO DO PRESERVATIVO
Por: matheushbarros • 16/2/2017 • Abstract • 310 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
UFBA – INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE – MEDICINA 2016.2
DOCENTE: KELLE OLIVEIRA
DISCENTE: MATHEUS H. BARROS
ABORDAGEM EM UMA CONSULTA COM MADALENA SOBRE O USO DO PRESERVATIVO
Madalena, uma jovem de 22 anos, procura a Unidade de Saúde da Família com dúvidas em função da posição do seu namorado Clóvis de não aceitar utilizar o preservativo durante o ato sexual.
O médico se apresenta a paciente, faz alguns questionamentos em relação à identificação e ao motivo da visita. Ao estar ciente do fato, o profissional deve iniciar a abordagem conversando com a paciente a respeito da importância do diálogo que a mesma deve manter com o namorado em relação ao tópico, e se possível, convidar o parceiro para a conversa ou requisitar a presença do mesmo na próxima consulta.
Os mecanismos lúdicos (panfletos distribuídos pelo Ministério da Saúde, comerciais de TV) devem ser utilizados no segundo momento da consulta. A aparente pouca instrução acadêmica de Madalena exige uma abordagem mais informal.
No terceiro momento, o médico deve alertar a paciente para o fato de que ela e o parceiro ainda são jovens, e por mais que um confie no outro, a utilização do preservativo é importante para a saúde dos dois (Importante que o profissional não subjugue a utilização, e perceba pelo “feeling” até onde pode ir para não constranger a paciente).
Se notar uma abertura ao assunto, o profissional deve, estrategicamente, apresentar o preservativo e estar aberto a qualquer dúvida da paciente em relação à utilização, apresentar o preservativo feminino como estratégia de ampliação das possibilidades de uso, e concluir a conversa, tentando demonstrar sempre a preocupação em relação à saúde de Madalena.
...