ALCOOL ETILICO
Artigos Científicos: ALCOOL ETILICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iisinha • 25/9/2013 • 522 Palavras (3 Páginas) • 1.090 Visualizações
ALCOOL ETILICO:
O álcool etílico, também conhecido como etanol, é composto por dois átomos de carbono, cinco átomos de hidrogênio e uma hidroxila (C2H5OH), sendo obtido dos produtos como: cana-de-açúcar, mandioca, milho, batata, eucalipto, beterraba, etc. Utilizado como combustível nos motores de ciclo Otto, especificamente no setor de transporte rodoviário.
É utilizado na síntese de várias reações orgânicas na obtenção de diversos produtos, tais como: solvente para resinas, gorduras, óleos, ácidos graxos, hidrocarbonetos, hidróxidos alcalinos; meio de extração; fabricação de intermediários, derivados orgânicos, corantes; drogas sintéticas, elastômeros, detergentes, produtos de limpeza em geral, cosméticos, fármacos, dentre outros.
Conhecido desde a antigüidade o álcool ocupou lugar de destaque em culturas as mais variadas. Como produto resultante da fermentação do arroz, na China, e do milho, no Império Inca no Peru, o conhecimento envolvido na sua fabricação era guardado a sete chaves, uma vez que usado na produção de bebidas, como também de remédios, especialmente na conservação de plantas medicinais.
EFEITOS POTENCIAIS PARAA SAUDE:
Por inalação: irritação das vias respiratórias, tosse,dispneia,possibilidade de edemas de diversas gravidades em função da concentração e do tempo de exposição.
Por ingestão: irritação das vias digestivas, náuseas, vomito,hipermotilidade intestinal,diarreia.
Contato com os olhos: ação irritante
Exposição crônica: possibilidade de alteração da função hepática, alteração do sistema nervoso central com cefaleia, estado de depressão geral, torpor, vertigem, sonolência.
ESTABILIDADE E REATIVIDADE:
É termicamente estável em condições normais de uso e estocagem. Evite contato com material comburente. O produto pode se inflamar. Pode inflamar-se em contato com ácido mineral oxidante, metais elementares, nitritos, peróxidos e hidroperoxidos inorgânicos. Pode dar produtos tóxicos com ácidos fortes.
MECANISMO DE AÇÃO:
O álcool é uma droga psicotrópica, isto é, uma substância que atua no sistema nervoso central do organismo, causando modificações fisiológicas ou de comportamento. É considerado uma droga dose-dependente por apresentar diferentes ações em diferentes dosagens. Em quantidades moderadas, essa droga apresenta uma função estimulante que causa euforia, desinibição, alegria; porém, é verdadeiramente encaixada na classe de drogas depressoras, pois bloqueia consideravelmente o funcionamento normal do sistema nervoso.
O fenômeno da excitotoxicidade resulta da ativação excessiva da neurotransmissãoglutamatérgica, onde pode ocorrer degeneração neuronal em algumas regiões específicas do SNC.
A administração aguda de etanol produz uma diminuição significativa na concentração de Ca2+, enquanto o uso crônico dessa droga sensibiliza neurônios hipocampais.
Muitos compostos novos como, por exemplo, abecarnil e tiaprida têm sido desenvolvidos para ajudar no tratamento da síndrome de dependência ao etanol. Essas drogas atuam, respectivamente, como agonista parcial na
...