Fabricação Do álcool Etílico
Ensaios: Fabricação Do álcool Etílico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Peracio • 14/2/2014 • 3.074 Palavras (13 Páginas) • 244 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE ELETRO-ELETRÔNICA
COORDENAÇÃO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
GREGORY ASSIS CANABRAVA
HERBERT DE SOUZA PEREIRA
PERÁCIO DA C. CONTREIRAS NETO
PROCESSO DE DESTILAÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO
Salvador
2014
GREGORY ASSIS CANABRAVA
HERBERT DE SOUZA PEREIRA
PERÁCIO DA C. CONTREIRAS NETO
PROCESSO DE DESTILAÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO
Relatório para a disciplina de Língua Portuguesa, apresentado junto ao curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Orientador: Edileide Reis
Salvador
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ÁLCOOL ETÍLICO (ETANOL) 5
2.1 PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO ETANOL 5
2.2 HISTÓRICO 7
3 PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO 9
4 CONCIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O etanol, nome técnico do álcool etílico, pode ser usado em diversas aplicações, tal como na produção de bebidas alcoólicas, utilizado como matéria-prima nas indústrias de produtos domésticos e de perfumaria e, principalmente, como biocombustível.
O Brasil começou suas pesquisas sobre biocombustíveis a partir de testes pioneiros que foram realizados a partir do ano de 1905 até 1925. Após isso, foram criados decretos que obrigaram a mistura do álcool em combustíveis como a gasolina. Na década de 60, com a descoberta de extensas reservas petrolíferas no Oriente Médio houve um aparente desleixo no que diz respeito à pesquisa e ao uso de energias renováveis, entretanto, na década de 70, no ano de 1973, ocorreu a primeira crise do petróleo, o que impulsionou a procura por novas fontes de energia, de preferências as renováveis.
Foi nesse ínterim que foi criado no Brasil, na época do governo Lula, o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que se revelou o melhor programa comercial de uso de biomassa para fins energéticos no mundo, com o financiamento da construção de usinas de álcool. Outros países, na corrida para a redução da emissão de Co2, foram desenvolvendo pesquisas e decretos para a redução do uso dos combustíveis fósseis e não renováveis.
Porém, o Brasil possui um grande diferencial, pois sua matéria-prima para a produção do álcool é a cana-de-açúcar, a qual encontra nos solos brasileiros o ambiente fértil e ideal, ao contrário de alguns países, como os Estados Unidos, que utilizam o milho como matéria prima e vivem, por conta disso, um impacto maior na produção de alimentos derivados do milho, pois uma boa parte deste que deveria ser destinada para a mesa das pessoas, é utilizada na produção do álcool. É importante ressaltar que o fato de o etanol ser renovável é muito importante para economia do país, pois se pode aumentar o plantio de cana se assim o for necessário, ou reduzi-lo, em caso de sobre oferta.
O Brasil é o maior produtor mundial de cana, açúcar e álcool do planeta, o que aumenta o interesse no setor sucroalcooleiro, atraindo investidores privados de dentro e fora do país.
Assim, faz-se necessário a utilização de tecnologias bastante avançadas bem como a devida mecanização e automatização do processo, para manter a ótima posição Brasileira no ranking energético mundial. Nesse aspecto, a automação é importante, pois diz respeito ao devido controle dos equipamentos, tais como tanques e torres industriais, envolvidos no processo da produção dos subprodutos da cana.
2 ÁLCOOL ETÍLICO (ETANOL)
O Álcool Etílico, também chamado de Etanol, ou, simplesmente, Álcool é uma substância orgânica de fórmula química C2H6O (FIG. 1) ou, ainda, CH3CH2OH, obtida da fermentação de açúcares de produtos como: cana-de-açúcar, mandioca, milho, eucalipto, etc., ou por síntese em laboratório, através da hidratação do Etileno (C2H4), catalisado por Ácido Sulfúrico (H2SO4), ou redução do Acetaldeído (C2H4¬O). Encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, também é bastante atuante nas indústria de perfumaria e farmacêutica, além de ser usado como solvente químico e antídoto. No Brasil, é muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo um mercado em ascensão para um combustível ecologicamente correto, obtido de maneira renovável. O Etanol representa grande vantagem competitiva para o Brasil e, também, vem estabelecendo uma indústria química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola.
2.1 Propriedades físico-químicas do etanol
Dentre os compostos químicos, o etanol é considerado um composto orgânico (composto formado por cadeias de carbono). Isso faz com que ele seja encontrado mais facilmente em estado líquido ou gasoso (ao contrário dos compostos inorgânicos, que geralmente são sólidos em seu estado natural).
Entre os compostos orgânicos, o etanol faz parte da família dos álcoois, compostos em que o carbono saturado, com todas as ligações preenchidas, liga-se com a hidroxila (OH-). Seu nome é em função à junção do prefixo "etano", comum a todos os compostos orgânicos com dois átomos de carbono
...