Análise Crítica Epidemiologia - População Carcerária
Por: juliocrs • 30/6/2016 • Ensaio • 782 Palavras (4 Páginas) • 445 Visualizações
Tema – O tema do artigo é importante para os gestores em saúde, para o judiciário, para a educação formal e diversas esferas da sociedade. Conhecer as condições de saúde no sistema carcerário brasileiro é sim imprescindível, especialmente pelo tamanho desta comunidade.
Título – O artigo de Swyanne Macêdo Gois, Hudson Pires de Oliveira Santos Junior, Maria de Fátima de Araújo Silveira e Mércia Maria de Paiva Gaudêncio apresenta um título extenso, porém, mesmo contendo 11 palavras ele foi muito bem redigido. Apesar de longo, instiga o leitor e expressa muito claramente o conteúdo do trabalho.
Autores - O trabalho em análise foi realizado por quatro autores e o seu relatório deixou claro a instituição de origem de cada um e o endereço eletrônico, faltou a qualificação dos autores.
Resumo – O resumo produzido para este artigo contém 197 palavras, inclui o objetivo, o instrumento usado, os principais resultados e a conclusão dos autores. O abstract está presente, porém não o resumen.
Palavras chave ou descritores – As autoras usaram 4 descritores precisos: Assistência à saúde, Atenção primária à saúde, Prisões e Prisioneiros.
Introdução - A introdução do artigo em análise está constituída texto único contendo menos que 2 páginas. Justificado com excelência e rico em revisões literárias. As questões que se pretendem solucionar e os objetivos do trabalho estão bem evidentes e não há hipóteses e variáveis evidentes.
Introdução/Justificativa - Justificativa absolutamente plausível com a reflexão a respeito da legislação garantir o retorno a vida social, porém a precariedade do sistema carcerário é um obstáculo para a obtenção deste alvo.
Introdução/estrutura teórica e revisão de literatura - As autoras disponiblizaram referências enriquecedoras e permitiram, a partir desta referenciação a articulação de novos conhecimentos. Examinaram e dissertaram sobre a 8ª Conferência Nacional de Saúde, a Lei de Execução Penal brasileira (art 14), Leis e Tratados nacionais/internacionais, Portaria Interministerial nº 1.777 (Ministério da Justiça e do Ministério da Saúde) Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, Projeto de Saúde no Sistema Prisional – OMS e Guia Saúde nas Prisões – publicado pelo Projeto de Saúde no Sistema Prisional (OMS).
Introdução/Objetivos gerais e específicos - Definiram com precisão três objetivos indicando, por meio de verbos, as ações finais do trabalho permitindo que o leitor tenha uma ideia precisa do que esperar ao final da leitura. Consiste em verificar como a temática tem sido abordada, subsidiar futuras investigações e descrever o atual estado da arte a respeito da temática.
Introdução: hipóteses e variáveis – Sendo uma revisão sistemática, não obejetiva estabelecer relações, logo, não apresenta hipóteses.
Descrição metodológica – A descrição metodológica contida no artigo permite que outro investigador repita o procedimento. A revisão sistemática informa o local de pesquisa, descritores, instrumentos utilizados para a coleta dos dados, os cuidados técnicos, critperios de inclusão e exclusão de estudo, além de ser preciso e objetivo.
Descrição metodológica:
...