Aspectos clínicos e moléculas dos tumores e hiperplasias primárias do córtex da suprarrenal
Por: Santos-Lucinha • 8/7/2017 • Tese • 11.938 Palavras (48 Páginas) • 320 Visualizações
MADSON QUEIROZ DE ALMEIDA
Aspectos clínicos e moleculares dos tumores e hiperplasias primárias do córtex da suprarrenal
Texto sistematizado elaborado de forma crítica, apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Professor Livre-Docente junto ao Departamento de Clínica Médica (Disciplina de Endocrinologia e Metabologia)
SÃO PAULO 2015
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Preparada pela Biblioteca da
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
©reprodução autorizada pelo autor[pic 1]
Almeida, Madson Queiroz de Aspectos clínicos e moleculares dos tumores e hiperplasias primárias do córtex da suprarrenal / Madson Queiroz de Almeida. - São Paulo, 2015. |
Texto sistematizado elaborado de forma crítica para obtenção do título de Professor Livre Docente. --Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Departamento de Clínica Médica. Disciplina de Endocrinologia e Metabologia. |
Descritores: 1.Neoplasias do córtex suprarrenal 2.Expressão gênica 3.MicroRNAs 4.Marcadores biológicos de tumor 5.Prognóstico 6.Sobrevida |
USP/FM/DBD-298/15 |
“Quanto ao motivo que me impulsionou foi muito simples. Para alguns, espero, poderá ser suficiente por ele mesmo. É a curiosidade em todo o caso a única espécie de curiosidade que vale a pena ser praticada com um pouco de obstinação: não aquela que procura assimilar o que convém conhecer, mas a que permite separar-se de si mesmo.”
Michel Foucault
À minha esposa, Ana Regina, e às minhas filhas, Laura e sua irmã (intrautero), que são a razão de tudo na minha vida.
Aos meus pais, Edson (“in memoriam”) e Marlúcia, pelo amor e cuidados a mim destinados por toda a vida.
Aos meus mentores, Ana Claudia Latrônico, Berenice Mendonça e Constantine Stratakis, pelo incentivo, apoio e exemplo de excelência acadêmica.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela força, serenidade e perseverança para superar todos os desafios dessa longa caminhada que me trouxe até aqui: “Sede alegres na esperança, pacientes no sofrimento e perseverantes na oração” (Rm 12,12).
À Profa. Ana Claudia Latrônico, minha mentora e amiga, por ter compartilhado comigo todo o seu entusiasmo, brilhantismo e paixão pela vida acadêmica. A Profa. Ana Claudia Latrônico tem sido uma grande incentivadora da minha carreira acadêmica. Agradeço imensamente pelo apoio e pela confiança.
À Profa. Berenice Bilharinho de Mendonça, pelas oportunidades que me tem sido oferecidas no Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas. Obrigado pelo exemplo de dedicação e ética profissional que você representa.
À Profa. Maria Candida Barrison Villares Fragoso, Chefe da Unidade de Suprarrenal, por ter me recebido no grupo de Suprarrenal após o meu retorno do National Institutes of Health. A Profa. Maria Candida Fragoso possui uma dedicação ímpar ao cuidado dos pacientes e à nossa Instituição. Obrigado pela amizade e parceria nos projetos da Unidade de Suparrrenal.
Aos meus alunos André Faria, Gabriela Sousa, Letícia Vilela e Danilo Bacic, pelo agradável convívio, pela troca de aprendizado e, principalmente, por terem me proporcionado a imensa satisfação que foi orientá-los.
Ao Departamento de Anatomia Patológica da FMUSP, pelo apoio em diversos dos meus projetos. Ao Prof. Venâncio Alves e à Profa. Maria Claudia Zerbini, muito obrigado pela colaboração inestimável. Agradeço também ao Dr. Iberê Soares, que atualmente se encontra no Hospital do Câncer de Barretos, Unidade De Porto Velho, Rondônia.
À Profa. Claudimara Lotfi, do Departamento de Morfologia do ICB da USP pela colaboração no estabelecimento das culturas primárias dos tumores do córtex da suprarrenal e pelas discussões valiosas a cerca dos mecanismso básicos de tumorigênese do córtex da suprarrenal.
A todos os funcionários do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular LIM42, pela dedicação e apoio técnico e administrativo que permitem o bom andamento dos nossos projetos. Faço um agradecimento especial a Nilda Oliveira, secretária do LIM42, pela ajuda na elaboração do meu memorial, organização dos documentos e disponibilidade constante em nos ajudar.
À Dra. Ana Hoff, Coordenadora do Serviço de Endocrinologia do ICESP, pelo apoio e oportunidade de ampliar o atendimento assistencial aos pacientes com carcinoma do córtex da suprarrenal.
Agradeço especialmente a Ana Regina, minha esposa, e a minha filha Laura, pelo amor e compreensão. Divido com vocês todas as conquistas da minha vida profissional.
Por fim, agradeço à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo apoio financeiro.
Os trabalhos apresentados foram realizados: (1) na Unidade de Endocrinologia do Desenvolvimento e na Unidade de Suprarrenal, Laboratório de Hormônios e Genética Molecular (LIM/42) da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e (2) na Section on Endocrinology and Genetics, Program in Developmental Endocrinology and Genetics at the Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child and Human Development (NICHD), National Institutes of Health (NIH), durante o meu estágio de Pós-doutorado.
...