Atrofia E Hipertrofia
Dissertações: Atrofia E Hipertrofia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rakel123 • 1/10/2014 • 2.636 Palavras (11 Páginas) • 709 Visualizações
hipertrofia
É um aumento do volume celular de um orgão ou tecido. esse aumento de tamanho é causado por um aumento das proteinas celulares, tais como a parede celular e as estruturas internas da celulas. Ocorre-se o fornessimento de O2 de nutriente devendo ser maior para suprir o aumento das exigencias celulares. Alem disso as celulas devem ter suas organelas e sistemas ezimaticos integros, por isso celulas lesadas nao podem se hipertrofiar. Orgãos e tecidos cuja atividades depende da estimulação nervosa só podem hipertrofiar se a inervação estiver preservada. Quando ocorre a atrorfia de algumas celulas, outros podem hipertrofiar-se na tentativa de compenssar a perdea de massa celular. podendo ser fisiologica ou patologica.
⦁ hipertrofia fisiologica ex: musculaçao as dcelulas dessa pessoa precisa se adapitar aquela demanda de peso e aumenta de tamano, como a musculatura uterina durante a gravidez.
⦁ patologica: Hipertrofia do miocárdio – sobrecarga do coração.
⦁ Hipertrofia da musculatura esquelética braço de ferreiro,
⦁ Hipertrofia músculo lombar em problemas de coluna vertebral.
⦁ Hipertrofia de musculatura lisa – Ex.: bexiga, na obstrução da uretra.
⦁ Hipertrofia de células nervosas – Ex.: hipertrofia de plexos mioentéricos (acompanha hipertrofia de musculatura lisa de intestino) .
⦁ Hipertrofia de hepatócitos – Ex.: após uso de barbitúricos.
Atrofia
consiste na redução do tamanho celular, as celulas se encolhem. Se uma quantidade suficiente de celulas diminur de tamanho todo o orgão se atrofia. a função da atrofia é reduzir a demanda energetica da celular.
⦁ Diminuição da carga de trabalho Aparelho gessado tala = atrofia muscular (menor estinmulo circulatório = menor nutrição celular)
⦁ Perda da inervação na poliomielite = atrofia muscular/lipomatose . neuropatia diabética + vasculopatia diabética = atrofia muscular/lipomatose pélvica/mmii.
⦁ Diminuição do suprimento sanguino (isquemia) redução do cérebro (aterosclerose carótida) Redução de rim(Aterosclerose de artérias renais).
⦁ Nutrição inadequada
...