TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Sensorial de Açúcar Mascavo

Por:   •  11/5/2015  •  Seminário  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO: Avaliação Sensorial de açúcar mascavo

AUTORES: Marta Regina VERRUMA

                   Thais Galhardo SILVA

                    Maria Tereza BORGES

                    Rosires DELIZA

O objetivo do trabalho realizados foi avaliar as características sensoriais e a preferência de 29 marcas de açúcar mascavo comercializados nos estado de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A escolha das amostras teve como critério as informações na rotulagem, tais como: designação do produto, razão social e endereço do fabricante, peso líquido, ingredientes, data de fabricação. Foram utilizados 3 kg de cada marca selecionada, codificadas de 1 a 29. O prazo de validade variou de seis meses a dois anos.

Para tal pesquisa foi utilizado a ADQ (Analise Descritiva Quantitativa), é uma metodologia aplicada na caracterização dos atributos sensoriais de alimentos e/ou bebidas, consiste, basicamente em identificar numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) uma característica comparada com outra.

Para a ADQ se utilizou de 12 provadores treinados, e para o teste de preferência de 30 consumidores que avaliaram as amostras em escala de 7 (sete) pontos.

Os atributos avaliados quanto a aparência foram: cor marrom, umidade, homogeneidade. Aroma: doce, característica, rapadura. Sabor: característico, gosto doce, gosto amargo, rapadura. Textura: arenosidade.

Os resultados demostraram que os acuares diferiram em todos os atributos sensoriais, demostrando assim a heterogeneidade presente em cada amostra, preferencialmente no aspecto de textura e preferência dos consumidores.

 Três grupos de açúcares com características sensoriais semelhantes foram identificados e o grupo 3 composto pelas amostras 7, 9, 10, 17, 22, 24 e 28 alcançou médias superiores para a preferência, cujos produtos apresentaram cor intermediária, gosto mais adocicado e menos amarga. Conclui-se também que na avaliação da preferência a maior variação ocorreu para a aparência (médias 3,1 a 5,3) e textura (3,2 a 6,3), sugerindo que estes parâmetros dirigiram a preferência do consumidor.

A qualidade sensorial dos mascavos analisados foi bastante diferenciada. Os atributos de aparência, aroma, sabor e textura variaram significativamente entre os açúcares analisados, mostrando variabilidade sensorial que pode depreciar o produto. A avaliação da preferência dos consumidores revelou maior variação para a aparência, sabor e textura, sugerindo que estes parâmetros afetam diretamente a preferência do indivíduo para o açúcar. A partir dos resultados alcançados será possível orientar os processadores de açúcar mascavo no sentido de fornecerem produtos com características mais apreciadas pelo consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com