Babesiose Canina
Artigos Científicos: Babesiose Canina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izabellajudo • 20/11/2013 • 211 Palavras (1 Páginas) • 1.514 Visualizações
Babesiose canina
1. Introdução
A babesiose canina é causada por protozoários intraeritrocitários do gênero Babesia,e acomete canídeos silvestres e domésticos. É uma doença em que se observa frequentemente febre, apatia e anemia.
(http://www.jbca.com.br/v3n6/relato2011/2_coinnfeccao_babesia_erliquia_e_cinomose.pdf)
A transmissão se dá pelo carrapato castanho Rhipicefalus sanguineus, o qual parasita os glóbulos vermelhos e os destrói ou por transfusão sanguínea. Os carrapatos Rhipicephalus sanguineus, Dermacentor spp., Haemaphysalis leachi e Hyalomma plumbeum são capazes de transmitir a Babesia canis
(http://www.revista.inf.br/veterinaria04/relatos/relato03.pdf). Babesia canis e Babesia gibsoni são as duas espécies capazes de infectar o cão, com sinais clínicos variáveis e inespecíficos.
2. Etiologia
A babesiose canina é uma doença transmitida por carrapatos, causada por
hematozoários do gênero Babesia que se multiplicam, preferencialmente, em
eritrócitos jovens.
3. Transmissão
Rhipicephalus sanguineus,
Transmissão pela picada do carrapato.
4. Sinais clínicos
As manifestações clínicas variam de doença subclínica, doença hiperaguda, aguda e
crônica sendo que os cães jovens são mais sensíveis e frequentemente apresentam formas mais graves da doença. (http://www.revista.inf.br/veterinaria04/relatos/relato03.pdf)
A forma aguda é observada principalmente
em infecções por B. gibsoni ou pela B. canis rossi. Filhotes ou cães adultos
infectados por B. gibsoni que apresentam sinais clínicos agudos podem vir a óbito. A forma hiperaguda, que é incomum, é mais observada em filhotes e geralmente está associada à intensa parasitemia e histórico de alta infestação por carrapatos.
( http://www.sovergs.com.br/conbravet2008/anais/cd/resumos/R0688-2.pdf)
...