Biotecnologia E Alimentação
Artigos Científicos: Biotecnologia E Alimentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefanie2210 • 6/10/2014 • 351 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
A biotecnologia no melhoramento da alimentação
Feijão e arroz enriquecidos com ferro e zinco. Milho e batata-doce ricos em vitamina A. Esses são alguns exemplos de alimentos biofortificados, obtidos através de técnicas biotecnológicas, a fim de aumentar o valor nutricional dos produtos alimentícios. “Muito mais do que fontes de nutrientes, os alimentos biofortificados são também poderosos aliados no combate a doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares”, afirma a nutricionista Neuza Maria Brunoro Costa, conselheira do CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia.
A biofortificação é uma técnica que permite enriquecer o alimento com determinados nutrientes, seja inserindo, ou aumentando o teor desses compostos no produto. Ela é possível por meio do melhoramento genético tradicional, que consiste no cruzamento de variedades; ou por técnica de transgenia, inserindo genes de interesse no organismo que funcionará de alimento.
Os biofortificados já são uma realidade. Como exemplo, tem-se nas Filipinas o arroz dourado, rico em betacaroteno, que é um antioxidante natural e precursor da vitamina A. No Brasil, a rede BioFORT é uma iniciativa de pesquisas nesse âmbito liderada pela Embrapa. Tal associação já conseguiu produzir variedades de milho, batata-doce e mandioca enriquecidos também com betacaroteno. Há ainda pesquisas em desenvolvimento tentando produzir abóbora biofortificada com vitamina A.
Uma boa alimentação é apenas um dos itens a cumprir para se ter uma boa saúde. A biofortificação dos alimentos é uma estratégia que pode ser adotada para ajudar nessa tarefa. No Brasil, os casos de desnutrição diminuíram consideravelmente, mas, em contrapartida, os problemas associados ao sobrepeso, tais como hipertensão e diabetes, têm aumentado exponencialmente e vem aparecendo cada vez mais em faixas etárias menores.
Na Ásia, a carência de vitamina A é a principal causa de cegueira entre crianças. Tais problemas podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados através da adoção de alimentos modificados e biofortificados nas indústrias alimentícias desses países. A biofortificação é, portanto, um meio para disponibilizar alimentos de melhor qualidade nutricional e aprimorar as condições de saúde da população.
Texto baseado na entrevista da nutricionista Neuza Maria Brunoro Costa realizada esse ano e disponibilizada no site da CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia.
Acesso em 01/11/13.
...