Carboidratos e Exercício Físico
Resenha: Carboidratos e Exercício Físico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbara23cardoso • 11/8/2013 • Resenha • 424 Palavras (2 Páginas) • 906 Visualizações
Resumo do texto Carboidratos e Exercício Físico.
Os carboidratos são compostos denominados poliidroxialdeídos,seu tipo mais simples é constituído pelos monossacarídeos(aldoses ou cetoses) podem ser divididos em três principais grupos:açúcares(monossacarídeos e dissacarídeos),oligossacarídeos e polissacarídeos.
As fibras alimentares são compostas principalmente por carboidratos complexos ,elas auxiliam os movimentos peristálticos,e uma dieta rica em fibras diminui a incidência de cancer de cólon e também do colesterol.
No exercício intenso,a maioria de demanda energética é suprida energia disponibilizada pela degradação dos carboidratos ,o glicogênio muscular e glicose sanguínea representam substratos fundamentais para a ressíntese de ATP no músculo durante o exercício,a ocorrência da fadiga muscular está associada com a depleção da concentração de glicogênio muscular e hipoglicemia.
Na atividade intensa o ATP é capaz de fornecer energia por apenas 1-2 segundos,ja a fosforocreatina, presente em concentrações 5-10 vezes maiores que o ATP que é o doador imediato de energia para a contração muscular.A utilização destas duas fontes de energia constituem um processo estritamente anaeróbio.
A degradação da glicose é denominada glicólise e a do glicogênio,glicogenólise,o produto final da glicólise aeróbia é o piruvato,enquanto o produto final da glicólise anaeróbia é o lactato,este não é considerado atualmente como uma fonte de energia perdida,mas omo uma fonte relevante que permanece no organismo durante o esforço físico intenso.
No exercício intenso,que resulta em fadiga em aprox. 3 min.observa-se que a glicólise é responsável por 80% do total de ATP do metabolismo anaeróbio.A contribuição da glicólise anaeróbia à medida que o sistema circulatório e respiratório são ativados,a energia p/ a contração muscular é gradualmente substituida pela oxidação aeróbia da molécula de glicose.
A captação de glicose pelo musc. Esquelético é influenciada por diversos fatores: tipo de exercício,estado nutricional,aptidão física,fatores ambientais,etc.Os determinantes principais são a intensidade e duração do exercício.
O glicogênio musc. É a fonte primária de energia para o músculo em atividade no exercício do exercício,após 90min. de exercício,a captação de glicose diminui gradualmente devido a um lento declínio de glicemia e também aumenta desproporcionalmente com a aumento da intensidade do exercício principalmente se a captação máxima de oxigênio for superior a 50%.
O exercício físico aumenta tanto o movimento da glicose a partir do sangue para o sarcolema quanto à permeabilidade do sarcolema à glicose,concomitante ao aumento da utilização dela durante o exercício,observa-se o aumento da sensibilidade à insulina,o exercício apresenta um potente efeito sobre o metabolismo intracelular implicado na captação de glicose muscular induzida pela insulina.
O treinamento de endurance aumenta a utilização de lipídios e diminui a de carboidratos,durante o exercício observa-se um aumento da liberação de glicose a partir do tecido hepático,evitando a hipoglicemia
...