Cinamaldeido
Trabalho Escolar: Cinamaldeido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estelassouza • 13/9/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 2.606 Visualizações
Cinamaldeído
O cinamaldeído é uma molécula orgânica presente no óleo essencial da canela e responsável pelo seu sabor e aroma. É um líquido viscoso e de cor amarelo pálida que ocorre naturalmente na casca das árvores da canela e também em outras espécies do gênero Cinnamomum. O óleo essencial das cascas da canela possui cerca de 70% de cinamaldeído. Não é uma substância tóxica, mas pode irritar a pele se ficar em contato por muito tempo.
O cinamaldeído foi isolado inicialmente do óleo essencial de canela em 1834 por Dumas e Peligot, e sintetizado em laboratório por Chiozza em 1854. Apesar de existirem diferentes métodos para sintetizar o cinamaldeído em laboratório, o processo mais econômico é a destilação das cascas da canela por arraste a vapor. Nesta técnica, o vapor de água é formado em um recipiente aquecido e passado continuamente sobre o balão de destilação, também aquecido, contendo água e cascas da canela. Esse vapor de água irá carrear o óleo essencial formado, que depois de condensar no tubo de vidro conhecido como condensador, é recolhido em um frasco. Como o óleo e a água são imiscíveis, eles podem ser facilmente separados.
Polaridade da molécula: apolar
Grupos funcionais: anel benzeno e aldeído
Formula molecular: C9H8O
Formula estrutural:
Massa Molar: 132,16 g / mol
Aparência: Óleo amarelo
Odor: pungente, canela -like
Densidade: 1,0497 g / mL
Ponto de fusão: -7,5 ° C (18,5 ° F; 265,6 K)
Ponto de ebulição: 248 ° C (478 ° F; 521 K)
Solubilidade em água: Ligeiramente solúvel
Solubilidade: solúvel em éter, clorofórmio insolúvel em éter de petróleo miscível com o álcool, óleos.
É uma molécula hidrofóbica, as propriedades física que influenciam a molécula forças de London ou dispersão de London
A aplicação mais óbvia do cinamaldeído é a de aromatizante de certos produtos alimentícios, como gelados, pastilhas elásticas, doces e bebidas (como café, ou chá) Também é utilizado em perfumes, nomeadamente nos perfumes que possuem um aroma doce ou frutado.
O cinamaldeido pode ser usado como fungicida, sendo, por norma, aplicado nos sistemas radiculares das plantas. Também é um inseticida eficaz, nomeadamente contra as larvas de mosquitos.
O aldeído cinâmico pode ser usado como agente antimicrobiano. Investigadores da Universidade de Illinois, Chicago, descobriram que este previne o desenvolvimento de bactérias na cavidade oral com uma eficiência superior a 50%.
Além disso, estudos recentes demonstraram que o cinamaldeído apresenta alguma atividade anticancerígena, observada em cultura de células e em modelos animais de doenças. Evidenciou-se alguma inibição na proliferação, invasão e crescimento tumoral em roedores infectados com melanoma humano. No entanto, apenas doses elevadas é que surtiram efeito, doses essas não alcançáveis através de ingestão
...